Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

França presta homenagens a ator Jean-Paul Belmondo

Por: AFP

Publicado em: 10/09/2021 11:10

O célebre ator francês, protagonista de 'Acossado' (1960), faleceu na última segunda (6) (Foto: Ludovic Marin/AFP)
O célebre ator francês, protagonista de 'Acossado' (1960), faleceu na última segunda (6) (Foto: Ludovic Marin/AFP)
A França prestou, nesta quinta-feira (9), uma homenagem solene a Jean-Paul Belmondo, falecido na segunda-feira (6) aos 88 anos, ator que soube encarnar um país "feliz", nas palavras do presidente Emmanuel Macron.
 
"Amamos Jean-Paul Belmondo porque ele se parecia conosco. Era aquele homem entre os homens", disse Macron no pátio do Palácio dos Inválidos, um local histórico em Paris, reservado para grandes personalidades e grandes ocasiões
 
Em um país agitado pela pandemia de Covid-19 e preocupado com a incerteza econômica, Macron usou a figura de Belmondo para tentar transmitir uma mensagem de esperança. Belmondo, com seu grande sorriso e ar bem-humorado, disse ele, faz parte de uma "mitologia da França feliz". "Foram seis décadas de cinema e teatro em que abraçou a todos nós", explicou o presidente francês.  "Nunca parou de buscar a felicidade, mas também de dá-la de graça", disse, pouco antes, Victor Belmondo, neto e também ator. 
 
Embora menos lotada do que o esperado, a cerimônia foi solene. A entrada do caixão, sob um sol forte e rufar de tambores militares, emocionou a família do ator. Os seis netos de "Bébel" agradeceram os testemunhos vindos de todo o país. Entre o público estavam estrelas atuais do cinema francês, como Jean Dujardin, e cerca de mil fãs. Após a cerimônia, estava previsto que todos os que assim o desejassem pudessem sair em cortejo fúnebre. Um dispositivo excepcional, que foi aplicado pela última vez com a morte do presidente Jacques Chirac em 2019.
 
Carismático sem ser um sex symbol como Alain Delon, Jean-Paul Belmondo foi uma estrela de cinema reconhecível dentro e fora da França por sua simpatia e sua desenvoltura em todos os papéis, de comédia a dramas e filmes de ação, que ele amava porque lhe permitia arriscar fazendo acrobacias, um de seus hobbies.
 
Com mais de 80 filmes, "Bébel" foi a encarnação do arrogante e do "bon vivant". Delon, três anos mais novo, declarou-se na segunda-feira "totalmente devastado" pela morte de seu amigo. Já Brigitte Bardot declarou: "penso nele, eu o amava. Tenho saudades dele e não quero mais falar sobre isso, a dor mais intensa é muda".
O funeral de Belmondo aconteceu nesta sexta-feira (10), na igreja Saint-Germain-des-Prés. Seguido por uma cremação limitada à família.

O velório de Belmondo aconteceu na manhã desta sexta-feira (Foto: Thomas Coex/AFP)
O velório de Belmondo aconteceu na manhã desta sexta-feira (Foto: Thomas Coex/AFP)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco