Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Filme pernambucano é selecionado para IV Mostra Sesc de Cinema

Publicado em: 20/09/2021 10:43

O documentário 'O Bem Virá', de Uilma Queiroz, é o único representante do estado (Foto: Divulgação)
O documentário 'O Bem Virá', de Uilma Queiroz, é o único representante do estado (Foto: Divulgação)
Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.9 mil obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc anunciou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções, sendo 8 longas e 23 curtas, serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas.
 
Uma delas é Uilma Queiroz, nascida em Carnaíba e moradora de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Ela foi a única selecionada do estado e terá sua produção, O bem virá, na grade da IV Mostra de Cinema. O filme dela, que é professora, pesquisadora, produtora cultural e realizadora audiovisual, também vai compor a programação do recorte estadual do projeto, que vai acontecer no mesmo mês com exibições presenciais em unidades do Sesc, juntamente com mais 20 obras locais.
 
“É uma oportunidade de exibir e levar para as telas de vários estados brasileiros as desigualdades territoriais. Eu fico muito feliz de saber que alguém vai poder ouvir o que as protagonistas têm a dizer e trazer reflexões”, comenta a produtora. No filme, que tem duração de 79 minutos e classificação etária livre, ela resgata a história da seca no Sertão de Pajeú, na década de 1980, a partir da conversa com treze mulheres que lutaram pelo direito à sobrevivência, em um contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.
 
Elas chegaram a Uilma por meio de uma fotografia de 1983 em que elas aparecem grávidas. Desta imagem para a tela, a construção do filme aconteceu em conversa com todas elas, tendo como pauta a vida.
 
Mostra Sesc de Cinema
firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Todas as etapas da edição 2021 do concurso foram estruturadas para ocorrer em ambiente digital – inscrições, curadoria e exibição.
 
A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. 
 
No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regionais e nacionais. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco