Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DEBATES

Estudante de história representa Pernambuco em debates de mostra nacional de cinema

Publicado em: 30/09/2021 09:15

Como agente mobilizadora, Luana Maria promove debates sobre a Mostra em seu perfil das redes sociais (Foto: Divulgação)
Como agente mobilizadora, Luana Maria promove debates sobre a Mostra em seu perfil das redes sociais (Foto: Divulgação)
Uma Mostra de cinema adaptada às novas condições, o Cinema nas Redes usará o Instagram como sua principal plataforma. Realizada pela MPC Filmes, com produção de estudantes universitários dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a mostra promoverá a exibição de filmes e debates com a temática Mulher, entre os meses de setembro e novembro.  
 
Cada estudante realizará 8 live-debates em seus perfis no Instagram, e terá como convidados realizadores dos filmes e especialistas na temática proposta. Os filmes serão disponibilizados por links, de forma gratuita, no perfil dos Agentes Mobilizadores e da MPC Filmes (@mpcfilmes), para quem quiser assistir. Pernambuco será representado pela estudante de história da UFRPE, Luana Maria, que promove no seu perfil (@luanamar.ia) debates nesta quinta-feira (30) e no dia 8 de outubro. O encontro debaterá, respectivamente, sobre os filmes Carne, de Camila Kater, e Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno. Luana terá como convidada no primeiro dia a Mestranda em História Katherine Trajano, especialista no estudo de gênero e sexualidade nas produções culturais durante a Ditadura Militar brasileira, especialmente no cinema. Já no segundo dia, conta com a participação da enfermeira Emanoela Araújo, especialista em saúde da Mulher.
 
Entre os títulos selecionados estão Mexeu com uma, mexeu com todas, de Sandra Werneck, que reúne depoimentos de mulheres que sofreram abuso sexual, além dos curtas Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno, com mulheres do Movimento Feminista Surdo, e da animação Carne, de Camila Kater.
 
O projeto é produzido pela MPC Filmes e conta com patrocínio do Instituto CNP Brasil, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Confira a participação pernambucana nos debates da Mostra:
 
Data: 30/09, quinta-feira, às 19h
Instagram: @luanamar.ia
Agente: Luana Santos
Filme: Carne
Debatedora: Katharine Trajano - Mestranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Gênero (Nupege). Tem graduação em História (licenciatura plena) pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, onde foi membro do Grupo de Estudos de História e Gênero. Tem experiência nos estudos de Gênero e Sexualidade com foco nas produções culturais elaboradas durante a ditadura civil-militar brasileira, em especial o Cinema.
 
Data: 08/10, sexta-feira, às 19h
Instagram: @luanamar.ia
Agente: Luana Santos
Filme: Seremos Ouvidas
Debatedora: Emanoela Araújo  - Enfermeira bilíngue - Português/Libras. Especialista em saúde da Mulher. Especialista em enfermagem obstétrica. Promovendo saúde em Libras.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco