Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Bienal de Pernambuco traz atividades online antes de edição presencial

Publicado em: 26/08/2021 18:32 | Atualizado em: 26/08/2021 19:08

Simone Brantes, Cida Pedrosa e Ailton Krenak são alguns nomes da programação online da Bienal (Neto Gonçalves/Divulgação)
Simone Brantes, Cida Pedrosa e Ailton Krenak são alguns nomes da programação online da Bienal (Neto Gonçalves/Divulgação)
Antes de realizar sua edição presencial, prevista para outubro próximo, a Bienal do Livro de Pernambuco continua com um calendário de atividades virtuais, chegando agora em sua terceira etapa. Entre os próximos dias 2 e 4 de setembro, serão 17 atividades realizadas por meio da plataforma e-Bienal, passando por lançamentos, debates, oficinas, apresentações artísticas e homenagens. 

A maratona é realizada em quatro salas. O Círculo das Ideias, que trará conversar que passam diversos temas, desde educação à obras de autoras como Cida Pedrosa e Clarice Lispector. Já a Plataforma de Lançamentos receberá sete obras e diversos nomes para debatê-las: Ailton Krenak, Simone Brantes, Peter Pál Pelbar, Sidney Nicéas, Sérgio Lemos, Josete Cavalcanti e Alexandre Santos. O espaço Além das Letras é dedicado para saraus e rodas de poesia. Já a Sala Educação recebe duas oficinas sobre animação, ministradas por Pablo Ferreira e Rogi Silva.

A abertura será com uma conversa sobre educação em meio à pandemia, como parte da programação voltada para o homenageado Paulo Freire, que tem seu centenário celebrado neste ano. Na ocasião, a poetisa Simone Brantes, vencedora do Prêmio Jabuti de 2017, conversa com o crítico e jornalista Schneider Carpeggiani, curador da Bienal. Outra homenageada é a escritora e vereadora Cida Pedrosa, também vencedora do Jabuti, que terá sua obra como tema de uma conversa no último dia da programação. 

Outro destaque é o lançamento do livro Pandemia Crítica, reunindo 130 textos sobre o momento atual. O organizador do livro, o húngaro Pet Pál Pelbar, se reúne com nomes como o ativista indígena e socioambiental Ailton Krenak e a professora e artista Gisele Beiguelman. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa:


QUINTA-FEIRA (02)

19h-20h30: Auditório Círculo das Ideias (ao vivo):
“Sobre a educação em meio à pandemia” - Conversa com Simone Brantes (poeta, tradutora e ensaísta, mestre em Filosofia e doutora em Letras pela UFRJ). Mediação: Schneider Carpeggiani (jornalista e crítico literário).

19h-20h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Lançamento dos livros "Pandemia Crítica", com o organizador do livro Peter Pál Pelbart (filósofo, ensaísta, professor e tradutor húngaro). Participações: Ailton Krenak (ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas) e Gisele Beiguelman (artista e professora Livre-docente da FAUUSP).

SEXTA-FEIRA (03)

15h-16h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Lançamento do livro "Outros Olhares" - Coletânea de Contos da Oficina de Escrita Criativa, tendo como autores os alunos das comunidades do Coque e Cordeiro, com o escritor Sidney Nicéas. Participações: Maria Betânia Andrade (Biblioteca Popular do Coque) e Deborah Echeverria (Rede de Bibliotecas Pela Paz).

17h-18h: Círculo das ideias (ao vivo):
Painel "Clarice Lispector: introspecção e simbolismo - 100 anos", com a escritora Fátima Quintas (membro da Academia Pernambucana de Letras e coordenadora do Grupo literário Clarice Lispector). Participações: Bruna Estima Borba (escritora, professora universitária, graduada em Engenharia e Direito com doutorado nesta área) e Luciene Aguiar (escritora, professora, graduada em Letras, Mestre em Linguística pela UFBA). Mediação: Taciana Valença (poeta, produtora cultural e apresentadora do programa Perto de casa na Cultura Nordestina).          

17h-18h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Mesa “Literatura em foco: A UBE Arapiraca fortalecendo as publicações em tempos de pandemia”, com Magna Cristina, organizadora do livro “I Antologia Arapiraquense de Escritores, Leitores e Convidados: evidências literárias no agreste”, Uberlange da Silva Barreto, organizador do livro “I Antologia dos Escritores da União Brasileira de Escritores”, Elias Barbosa, autor do livro “Por que morreu Izabelle?” e Sebastiana Fernandes de Amorim, autora do livro “Sentimentos e Valores em Poesia”. Mediação: Carla Emanuele Messias de Farias (Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE Núcleo Arapiraca).

19h-20h: Além das Letras (ao vivo):
Sarau das Corujas com Caroline Castro, Jeniffer Francisco, Andreza Serravalle, Paula Amalia Anias, Ajomar Santos e Dilaci Nobre. Apresentação: Dayvton Almeida.

19h-21h: Auditório Círculo das Ideias (ao vivo):
Mesa "Educação e Sexualidade na perspectiva freiriana", com Rafael Lima Vieira (Pedagogo - UFPE), Paloma Raquel de Almeida (Gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres - Caruaru). Mediação: Emanuely Arco Iris (coordenadora de  Escola no Sesc PE).

19h-20h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Pré-Lançamento do livro "Os Papangus de Bezerros" com o autor Sérgio Lemos. Participações:  Robeval Lima (artista plástico, diretor de cultura da cidade de Bezerros) e Valda Colares (historiadora, escritora e poeta). Mediação: Leila Ataíde (Produtora).

19h-22h: Sala Educação (ao vivo):
Oficina “Os Princípios da Animação”, com Pablo Ferreira (Storyboard Artist).

SÁBADO (04)

15h-16h: Além das Letras (ao vivo):
Roda de Poesia com Sônia Marques, Paulo Marcondes, Tereza Barros, Flávia Suassuna, Maria Lúcia Figueiredo, Cida Pedrosa, Gorki Mariano, Agamenon Lopes e Odailta Alves.

15h-15h30: Plataforma de Lançamentos (gravado):
Lançamento do livro "Floresta: gerações em busca de paz", com a autora Josete Cavalcanti. Participação: Trupe da Cultura (Bárbara Felix, Bernadete Bruto, Colly Holanda, Taciana Valença e Vera Nóbrega). Apresentação: Taciana Valença (poeta, produtora cultural e apresentadora do programa Perto de casa na Cultura Nordestina). 

15h-16h: Auditório Círculo das Ideias (ao vivo):
Estreia do Programa Humanidades. Convidado: Flávio Ricardo Vassoler (escritor, professor, nômade e youtuber). Apresentação: Geórgia Alves (escritora, jornalista).

17h-18h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Lançamento do Folheto de Cordel, "Lampião em Sertânia", com o autor Abaeté do Cordel. Mediação: poeta Josessandro Andrade.

19h-21h: Auditório Círculo das Ideias (ao vivo):
Painel "A Pedagogia Mítica de Cida Pedrosa”, com a professora Clécia Pereira (Coordenadora do Sarau das Deusas – Núcleo de Estudos de Gênero da ESFEC). Mediação: Maria Rita Piancó (Membra da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, Seção Pernambuco)

19h-20h: Além das Letras (ao vivo):
Sarau das Corujas com Luciana Moura, Lindalva José de Freitas, Maria Aparecida Dantas Bezerra, Jaysa Ribeiro, Iaranda Barbosa, Marilac Anselmo e Samuel Lira de Oliveira. Apresentação: Dayvton Almeida.

19h-20h: Plataforma de Lançamentos (ao vivo):
Lançamento do livro "O Sonho de Clara", com o autor Alexandre Santos. Participações de Eurídice Hespanhol (presidente da UBE-RJ), Marcos de Andrade Filho (ex-vice-presidente da UBE) e Antônio Valdo de Alencar (leitor da obra de Alexandre Santos). Mediação: Rogério Generoso (poeta, produtor cultural, produtor executivo das Edições Moinho).

19h-22h: Sala Educação (ao vivo):
Oficina “Ilustração de Personagens para Animação”, com Rogi Silva (Quadrinista).


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco