Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA PERNAMBUCANO

Bailarino Dielson Pessôa estrela videodança sobre efeitos do isolamento social

Publicado em: 31/08/2021 19:23 | Atualizado em: 31/08/2021 21:21

Projeto, estrelado pelo bailarino Dielson Pessôa, dialoga com múltiplas linguagens artísticas - como a música e elementos do cinema de ficção (Foto: Divulgação)
Projeto, estrelado pelo bailarino Dielson Pessôa, dialoga com múltiplas linguagens artísticas - como a música e elementos do cinema de ficção (Foto: Divulgação)
O corpo como a expressão máxima dos efeitos causados pelo isolamento social sobre a vida humana em meio à pandemia de Covid-19: este é o mote do curta-metragem REDOMA, dirigido e roteirizado pelo recifense PV Ferraz, que fará sua estreia nesta quinta-feira (2), em um festival do Rio Grande do Sul. O projeto, que dialoga com multiplas linguagens artísticas - como a música e elementos do cinema de ficção - traz a dança como sua protagonista, lançando um olhar poético para esta inédita experiência vivida pela humanidade, em que se manter longe de todo o mundo foi a única solução para continuar vivo. 

"Diante de todas limitações que o momento exigia, optamos por um caminho estético minimalista para dialogar com o tema. Para além da pandemia, REDOMA reflete sobre o dilema atemporal da privação de liberdade em troca de proteção. Mas que nunca tinha sido vivenciado dessa forma pela sociedade contemporânea. A imagem, o corpo e o som formam os pilares do filme para contar essa história de fragilidades e potências", conta o diretor. 

Mesmo que ficcional, a videodança teve como palco o lar do próprio diretor, cenário real da sua experiência com o distanciamento. "O projeto foi idealizado e produzido dentro da minha própria casa. Havia uma forte necessidade de falar sobre esse assunto tão presente e de como o isolamento vem impactando a vida das pessoas", explica PV.  
Videodança teve como palco o lar do próprio diretor (Foto: Divulgação)
Videodança teve como palco o lar do próprio diretor (Foto: Divulgação)

O músico Sam Nóbrega foi o responsável pela composição da trilha sonora do curta, performada pelo bailarino olindense Dielson Pessôa, que já integrou a renomada Companhia de Débora Colker. O dançarino conta que se surpreendeu durante o processo coreográfico do filme, que acabou indo por um caminho diferente do que costuma desenvolver. "A experiência se tornou mais complexa porque me tira da zona de conforto. Trabalhar no cinema é um sonho que eu sempre tive e participar desse projeto foi uma oportunidade de expor meu trabalho de forma muito qualificada e diferenciada", ressalta Dielson. 

REDOMA foi selecionado para o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul - FIVRS, que será realizado de 2 a 11 de setembro, e para o Festival ENTRETODOS (SP), que acontece de 11 a 25 de setembro. Devido à pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social, a maior parte da programação será exibida online e ficará disponível durante o período de realização dos festivais. 

Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul - FIVRS
Período em exibição: 02/09 a 11/09
Para ver o filme, acesse: https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
* Sessão presencial com projeção na Galeria Ecarta de Porto Alegre

Festival ENTRETODOS (SP)
Período em exibição: 11/09 a 25/09
Para ver o filme, acesse: https://entretodos.com.br/

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco