Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

WEBSÉRIE

Trilogia Preceitos relaciona histórias bíblicas com as dores da pandemia

Publicado em: 02/04/2021 16:40 | Atualizado em: 02/04/2021 16:42

O projeto é realizado pelo ator Hemerson Moura, escolhido em 2017 para substituir José Pimentel no papel de Jesus na Paixão de Cristo do Recife (Foto: Divulgação)
O projeto é realizado pelo ator Hemerson Moura, escolhido em 2017 para substituir José Pimentel no papel de Jesus na Paixão de Cristo do Recife (Foto: Divulgação)

A flor no asfalto, a esperança que nasce em um cenário desanimador, inspirou o ator potiguar radicado no Recife Hemerson Moura a lançar a trilogia Preceitos, uma homenagem ao espetáculo da Paixão de Cristo, cancelado pelo segundo ano consecutivo diante da pandemia do novo coronavírus. A websérie destaca a importância de cultivar o amor, superar os sacrifícios e manter a esperança em tempos difíceis, relacionando a história bíblica com as dores e angústias sentidas pela sociedade na grave crise sanitária. Os vídeos serão exibidos no feriado da Semana Santa, de hoje a domingo, sempre às 19h, no Instagram (@hemerson.pe) e no Facebook do artista.

Os três episódios são guiados por preceitos religiosos: amor, sacrifício e esperança. O primeiro vídeo fala sobre o amor. “O amor de Deus para a humanidade, o nosso amor próprio, que é tão necessário agora, e o que ele representa”, define Hemerson Moura, que foi escolhido em 2017 para substituir José Pimentel no papel de Jesus na Paixão de Cristo do Recife.

O segundo episódio traça um paralelo entre os sacrifícios enfrentados por Jesus em sua jornada e as atuais abdicações sociais para vencer o atual cenário pandêmico. O terceiro vídeo se dedica à esperança. “Apresentamos a esperança sob a óptica da ressurreição de Jesus e a esperança que temos que ter em dias difíceis como esses que estamos vivendo”, completa Moura.

Os vídeos têm cerca de um minuto e meio cada e foram feitos no intuito de homenagear a memória do ator José Pimentel, da classe artística, fortemente afetada pela pandemia, além de manter acesa a chama da tradição dos espetáculos ao ar livre em Pernambuco. A websérie tem como cenário a praia de Calhetas, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do estado, e as ruínas do nascedouro de Peixinhos, em Olinda. O roteiro é de Hemerson Moura, com edição e a direção de fotografia do ator pernambucano Val Júnior e textos da jornalista Mariângela Borba e da professora Milena Wanderley.

Com o cancelamento da Paixão de Cristo neste ano, é o segundo ano consecutivo de impedimento para a realização do espetáculo. “É um sentimento de saudade, mas também de consciência de que esse distanciamento é preciso para que no futuro possamos ter muitos anos de Paixão de Cristo, com a certeza e garantia de ter nossos colegas e público bem e próximos de nós por muitos anos”, afirma Hemerson.

Para o ator, é importante continuar difundindo a mensagem da Páscoa nos espaços comuns. “Temos a necessidade de transmitir essa mensagem de outra forma, sem contato. O artista tem essa faceta de se adaptar às situações, ao que tem à disposição. A arte tem esse poder de germinar em qualquer terreno, tem poder de transformação e levar mensagem que é tão necessária nos dias de hoje”, frisa.

Nova Jerusalém
Uma das principais atrações turísticas do Brasil no período, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano, também amarga o segundo cancelamento. Para aliviar o prejuízo por parte dos artistas e equipe técnica envolvida na realização da peça, o governo federal anunciou um plano emergencial que será distribuído neste mês.

O auxílio foi negociado pelo presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, com gestores do Planalto. O pleito buscou evitar o encerramento definitivo das atividades do espetáculo, que é realizado há mais de 50 anos no maior teatro ao ar livre do mundo e já abrigou mais de 4 milhões de visitantes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco