Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES VISUAIS

Recifense Juliana Notari debate sobre a obra 'Diva', arte e liberdade nesta terça (6)

Publicado em: 06/04/2021 17:24

Juliana Notari ao lado da intervenção Diva, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação)
Juliana Notari ao lado da intervenção Diva, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Diva, criação da pernambucana Juliana Notari, uma vulva de 33 metros aberta no solo da Usina de Arte, galeria de arte à céu aberto em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, suscitou debates por todo o Brasil e pelo mundo. Essa repercussão, às vezes negativa, às vezes positiva, será o tema da conversa Diva: Arte e Liberdade, nesta terça-feira (6), transmitida no YouTube.com/SecultPE, às 19h. Juliana Notari vai conversar com Bruna Pessoa de Queiroz, gestora da Usina da Arte, com mediação de Marcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da SecultPE, e apresentação da jornalista Michelle Assumpção.

"A despeito de toda revolução feminista e de avanços nas ciências, a vulva ainda é um tabu em nossa sociedade. Sua representação em espaços públicos - geralmente a partir de criações de artistas mulheres - sempre chocou, provocou ofensas e discussões misóginas e bizarras. ‘Diva’, de Juliana Notari, ainda despertou debates a respeito da exploração e invisibilização da mão-de-obra negra na execução da arte contemporânea", destaca Michelle Assumpção.

A reflexão sobre a repercussão do trabalho, dentro do contexto das artes plásticas produzidas em Pernambuco, deve nortear o diálogo. "Vamos conversar sobre as polêmicas que aconteceram em torno da obra e ouvir de Juliana Notari sobre o processo de produção da Diva, que é um trabalho de vinte anos de pesquisa. Também queremos tratar da importância da instalação da Usina de Arte na Zona da Mata Sul de Pernambuco, que estimula um turismo que não surge no centro capital de Pernambuco, mas em um espaço de fronteira entre Pernambuco e Alagoas, com fluxo grande de pessoas dos dois estados", detalha Marcio Almeida.

SERVIÇO
Diva: Arte e Liberdade, com Juliana Notari e Bruna Pessoa de Queiroz, com mediação de Marcio Almeida e apresentação de Michelle Assumpção
Quando: Terça-feira (6), às 19h
Onde: youTube.com/SecultPE
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco