Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Projeto 'Encruzilhada Nordeste' desconstrói estereótipos sobre a região através do teatro

Publicado em: 13/04/2021 09:19 | Atualizado em: 13/04/2021 09:23

Primeira edição traz grupos teatrais de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte para representar o verdadeiro Nordeste (Foto: Rafael Telles/ Divulgação)
Primeira edição traz grupos teatrais de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte para representar o verdadeiro Nordeste (Foto: Rafael Telles/ Divulgação)

A representação não estereotipada do Nordeste só pode ser alcançada com a participação de quem verdadeiramente vive o Nordeste. Por isso, o Itaú Cultural promove de quinta a domingo (15 a 18 de abril) a programação “Cena Agora”, projeto teatral que exibirá cenas gravadas especialmente para o programa de forma virtual. Essa primeira edição, intitulada “Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas”, pretende questionar as construções estereotipadas sobre as identidades nordestinas através de debates e apresentações de artistas de cinco estados diferentes da região.

Na quinta-feira (15), a abertura do evento se dá com uma mesa de debate entre a encenadora e pedagoga teatral Maria Thais e o historiador Durval Muniz, autor do livro “A Invenção do Nordeste e outras artes”, que deu origem ao espetáculo teatral premiado de mesmo nome, do grupo potiguar Carmin. A conversa pretende levantar as discussões para a reflexão do público antes mesmo de serem encenadas.

Pernambuco em cena

Os temas abordados vão desde a desmistificação da migração para o sudeste, até a representação da condição da mulher negra nordestina. Os grupos teatrais que participam da programação são: Clowns de Shakespeare (RN), No Barraco da Constância Tem! (CE), a dramaturga Onisajé e o grupo Dimenti (ambos da Bahia), Erivelto Viana e Urias de Oliveira (MA) e o Coletivo Agridoce (PE).

 

O Coletivo Agridoce, de Pernambuco, cria cena inspirada em um romance sobre divisão social e ocupação do solo na cidade do Recife (Foto: Anny Stone/ Divulgação)
O Coletivo Agridoce, de Pernambuco, cria cena inspirada em um romance sobre divisão social e ocupação do solo na cidade do Recife (Foto: Anny Stone/ Divulgação)

 

O grupo pernambucano de dança e teatro Agridoce traz, no dia 17 (sábado) a cena Rhizophora - Estudo nº 01, inspirada no romance “Homens e Caranguejos”, de Josué de Castro. A história acompanha o dilema de João Paulo, que se vê na função de desapropriar a comunidade ribeirinha na qual morou durante sua infância para a construção de um condomínio de luxo. O protagonista alterna entre as memórias da juventude no mangue e os interesses mercadológicos atuais, em uma viagem interna ao passado que pode recuperar sua identidade como homem-caranguejo.

“A cena é um recorte do nosso próximo espetáculo. Não nos limitamos ao romance, porque nele a realidade era da formação da cidade ainda. A partir da visão de Josué, nós analisamos a situação como ela está posta hoje em dia”, conta Nilo Pedrosa, que assina a direção ao lado de Aurora Jamelo. O diretor comenta que a peça surgiu das suas inquietações como engenheiro civil com mestrado em sustentabilidade. “A grosso modo existem dois Recifes: o do concreto, da especulação imobiliária e do dinheiro; e o das pessoas, que fazem e acreditam na cidade. Estudando sustentabilidade eu entendi que não dá para falar de sustentabilidade sem cuidar do humano”.

O embate entre construtoras e comunidades não é inédito no Recife. Casos como o do Cais Estelita recebem uma maior divulgação por se localizarem em um ponto amplamente visível, mas segundo Nilo, que acompanhou a luta da Comunidade Caranguejo Tabaiares durante o seu mestrado, essa guerra existe por toda a cidade. “O protagonista João representa o Recife, essa cidade dividida, porque ele mesmo é uma pessoa dividida. E a peça mostra essa ansiedade, mas não resolvemos o problema, apenas o apresentamos”, complementa.

As cenas se desenrolam em no máximo 15 minutos e são seguidas por conversas do elenco com críticos e artistas convidados, nas quais o público pode interagir pelo bate-papo. Todas as atividades acontecem a partir das 20h pela plataforma Zoom de forma gratuita, mas com ingressos a serem reservados via Sympla. Outras informações e a programação completa podem ser conferidas na página do evento no site oficial do Itaú Cultural.

 

SERVIÇO:

Cena Agora – Encruzilhada Nordeste

De 15 a 18 de abril (quinta-feira a domingo), sempre às 20h

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco