Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Fundaj solicita registro de patrimônio imaterial para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Publicado em: 06/04/2021 16:30

 (Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação)
Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco enviou um ofício à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco para solicitar que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado há 53 anos no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, seja registrado como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. O envio foi realizado por Antônio Campos, presidente da Fundaj, para  Renata Borba, superintendente do Iphan no estado.

Pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo foi cancelado devido à pandemia. A Paixão de Cristo emprega mais de 500 atores e já atraiu mais de 4 milhões de espectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. É o maior teatro ao ar livre do mundo.

No documento, Campos afirma que “a riqueza do espetáculo, como arte cênica, justifica, plenamente, o pedido que ora fazemos, no momento mais agônico e desafiador de sua história, o espetáculo paralisado por conta da pandemia que se espalhou no mundo inteiro”. O pedido tem como inspiração as políticas públicas do Iphan voltadas para a manutenção dos patrimônios imateriais e difusão de cultura pelo Brasil.

"Em conversa com Robinho Pacheco, na última sexta-feira, desejei a ele, a seus familiares e aos que fazem a sociedade teatral votos de amizade. Informei que estou empenhado em contribuir para a manutenção do espetáculo", diz Antônio.  Também na última sexta, o presidente da Fundaj buscou apoio do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que já estava vendo como apoiar, tendo colocado uma equipe técnica para estudar a melhor forma de apoiar o espetáculo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Grupo Diario de Pernambuco