Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES PLÁSTICAS

Fundaj realiza oficina infantil sobre animais fantásticos de Gilvan Samico

Publicado em: 14/04/2021 14:54 | Atualizado em: 14/04/2021 15:21

 (Foto: Gilvan Samico/Divulgação)
Foto: Gilvan Samico/Divulgação

O Domingo dos Pequenos, projeto da Fundaj, chega à quarta edição de 2021 com uma pequena prosa sobre o artista pernambucano Gilvan Samico (1928-2013). Natural do Recife, ele foi gravurista, desenhista, pintor e professor. Para explorar um pouco da obra do artista, com a temática Animais fantásticos de Gilvan Samico, a Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias preparou um jogo chamado Tangram, que será ensinado por meio de um vídeo tutorial, neste domingo (18), no perfil do Museu do Homem do Nordeste no Instagram via IGTV (@museudohomemdonordeste).

Para participar da atividade lúdica é preciso de materiais como folha A4 para impressão, papelão ou cartolina, cola, tesoura, régua e lápis. A produção e a execução da oficina educativa ficam sob responsabilidade da educadora Élida Nathália, que faz parte do Educativo do Muhne.

Os trabalhos de Gilvan Samico, considerado por muitos críticos o maior expoente da xilogravura brasileira, trazem narrativas poéticas, envolvendo assim os leitores em suas linhas, cores e identidade. Não é à toa que o artista é um dos protagonistas da exposição Pinacoteca – Ensaio 1, localizada no Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, no campus Casa Forte da Fundaj. Ele, inclusive, iniciou sua trajetória na pintura como autodidata.

Amigo de Ariano Suassuna, Gilvan Samico foi um importante nome do Movimento Armorial, que surgiu, na década de 1970, no Brasil como uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas.

SERVIÇO
4ª edição do Domingo dos Pequenos, com tema Animais fantásticos de Gilvan Samico
Quando: 18 de abril
Plataforma: @museudohomemdonordeste no Instagram (IGTV)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco