Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FOTOGRAFIA

Exposição fotográfica nas redes de Luciana Santos celebra olhar feminino

Publicado em: 06/04/2021 18:46

Exposição foi montada no gabinete da vice-governadora (Foto: Divulgação)
Exposição foi montada no gabinete da vice-governadora (Foto: Divulgação)

A exposição coletiva de fotografia Pelo Nosso Olhar, que passou a ocupar o gabinete da vice-governadora Luciana Santos em março, celebrando a luta das mulheres por igualdade, foi disponibilizada nas redes sociais da política desde a última sexta-feira (2). A mostra conta com o trabalho de 15 fotógrafas. Treze peças são da exposição É Cedo, de Hélia Scheppa, enquanto outras 18 são assinadas por Alcione Ferreira, Ana Araújo, Andréa Rego Barros, Brenda Alcântara, Jan Ribeiro, Jéssica Lopes, Karla Fagundes, Lu Rocha, Olga Wanderley, Priscilla Buhr, Priscilla Melo, Úrsula Freire, Virgínia Ramos e Yeda Bezerra de Melo.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à pluralidade do olhar feminino sobre o mundo, provocando uma reflexão sobre a representação da mulher nas artes (mas não só) e as temáticas que norteiam seu cotidiano. 

De acordo com Lu Rocha, ainda é muito marcante o destaque dado à presença masculina no cenário das artes e, por isso, é relevante que o poder público promova ações com foco na atuação feminina. “Nesse contexto, ainda muito machista, é preciso que a gente se articule, construa atividades, pontes, que valorizem o trabalho da mulher. Esse projeto - sobretudo num momento de pandemia que afeta duramente os artistas e, sobretudo as mulheres - é um alento, uma forma de reforçar que, sim, as mulheres existem nas artes e produzem trabalhos importantes”, afirmou.

Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos destaca que a exposição, antes de tudo, é uma janela para divulgar a qualidade da fotografia de Pernambuco. Na sua opinião, é preciso romper o padrão que coloca a mulher em posição de desigualdade no mercado de trabalho, inclusive no meio artístico.

"Há essa construção machista de que determinados ambientes são tradicionalmente masculinos. É assim com a política, e é assim com a arte", diz a vice-governadora. "A gente precisa desconstruir isso. A exposição pretendia trazer para o espaço do exercício institucional da política uma manifestação artística tão singular, como a fotografia, que carrega em si a sensibilidade, a beleza e a denúncia. E faz isso a partir de olhares femininos. Com o agravamento da pandemia, decidimos transportar a iniciativa para as redes sociais, para que mais gente possa admirar os trabalhos."

Autora da série É Cedo, que é quase uma mostra dentro da mostra, Helia Scheppa adianta que o ensaio, produzido durante oito anos, retrata a relação entre uma criança e uma idosa - sua afilhada e sua avó de consideração, que faleceu no ano passado. O trabalho já havia sido exibido em 2018, na galeria Arte Plural. “É uma honra ter minhas imagens, produzidas com tanto afeto e durante tanto tempo, ocupando um espaço tão inédito e diferenciado. A vice-governadora Luciana Santos tem um papel fundamental nisso tudo, por entender a arte como forma de manifestação social”, apontou.

SERVIÇO
Exposição coletiva de fotografia Pelo Nosso Olhar
Onde: @lucianasantos_65 (Instagram), /LucianaSantos65 (Facebook)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco