Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Exposição de folclorista Mário Souto Maior é destaque na 2ª Festa Digital do Livro

Publicado em: 22/04/2021 19:40

A mostra reúne acervo pessoal do pernambucano, composto por 105 publicações (Foto: Divulgação)
A mostra reúne acervo pessoal do pernambucano, composto por 105 publicações (Foto: Divulgação)


A trajetória do folclorista pernambucano Mário Souto Maior será destaque em exposição da 2ª edição da Feira Digital do Livro, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O evento terá início nesta sexta-feira (23), das 9h às 19h, e tem como tema "As Muitas Vozes do Livro”, em alusão às novas e antigas práticas orais da literatura. A data do evento foi escolhida em alusão ao Dia Mundial do Livro e a programação terá dez horas de duração. A Feira será transmitida no YouTube, e, nesta edição, o público poderá conferir seis episódios de um podcast exclusivo no Spotify.

A exposição ‘Mário Souto Maior: o etnólogo, o folclorista, o escritor, o educador’, foi montada pela Biblioteca Blanche Knopf, onde está preservado o acervo pessoal do pernambucano, composto por 105 publicações. A mostra abriga registros biográficos presentes no acervo do Centro de Estudo da História Brasileira (Cehibra), como fotografias da infância, no casamento, no primeiro cargo e recebendo premiações, capas de livros premiados.

Em vida, Souto Maior publicou mais de 70 obras. “Dentro da exposição, a gente incluiu dois áudios: um onde Doutor Souto fala sobre ele mesmo, e outro em que um poema de sua autoria é lido pelo radialista Renato Phaelante”, adianta a diretora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano, que conviveu com o escritor e lembra da sua coleção para crianças. “Ele era muito voltado à educação, se preocupava com o interesse das crianças pela leitura. Não à toa produziu tantas obras voltadas para este público.”

A grade contará ainda com um bate-papo sobre os 50 anos do Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta’ (1971), de Ariano Suassuna, uma homenagem aos 200 anos do poeta francês Charles Baudelaire. Dentre os convidados do evento, está o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participa de um episódio da série de podcasts “O mundo de livro e o livro do mundo”. A série contemplará, ainda, discussões sobre A contemporaneidade de Miguel de Cervantes em Dom Quixote, A obra de William Shakespeare e O Romance d’A Pedra do Reino.

Outra novidade da edição é a websérie ‘Livros & Leitores’, disponível no YouTube. “O tom é intimista e afetivo. Leitores apaixonados falam sobre os livros que marcaram sua vida, suas primeiras leituras, experiências e aventuras nas reinações das palavras”, explica o diretor da Dimeca, Mario Helio Gomes.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, celebra a realização de mais uma edição da Feira. "Considero simbólico que iniciativas como estas sejam realizadas, sobretudo em um momento onde discutimos o futuro do livro e os desafios do mercado editorial. Nesta edição, vamos ainda mais fundo ao experimentar outros recursos e plataformas para discutir o livro, que permanecerá para sempre contemporâneo”, afirma.


Confira a programação:

9h — Podcast Ep. 1: A contemporaneidade de Miguel de Cervantes em Dom Quixote, com Mario Helio, Andrea del Fuego, Felipe Lindoso e Paulo Scott

11h — Podcast Ep. 2: A obra de William Shakespeare, com João Cezar de Castro Rocha, Rui Couceiro e José Cláudio

13h — Podcast Ep. 3: 50 anos de O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, com Sidney Rocha, Carlos Newton Jr e Jonatas Ferreira

14h — Lançamento da exposição ‘Mário Souto Maior: o etnólogo, o folclorista, o escritor, o educador’

15h — Podcast Ep. 4: As Flores do Mal, nos 200 anos de nascimento de Charles Baudelaire, com Gilles Jean Abes, Luciana Calados Deplagne, Samarone Lima, Manoel Constantino e Ignácio de Loyola Brandão

17h — Podcast Ep. 5: Vinte poemas desesperados de amor e uma canção amorosa de esperança, com Gheusa Sena Leal e Maria Valéria Rezende

19h — Podcast Ep. 6: O mundo do livro e o livro do mundo, com Milton Ribeiro, Alfredo Gomes e Plínio Martins Filho

SERVIÇO
2ª Festa Digital do Livro

Quando: nesta sexta-feira (23) das 9h às 19h
Onde: nos canais oficiais da Fundaj, no YouTube e no Spotify

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco