Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Espetáculo virtual pernambucano reflete sobre fragmentação social

Publicado em: 12/04/2021 17:11 | Atualizado em: 12/04/2021 17:14

 (Foto: Morgana Narjara/Divulgação)
Foto: Morgana Narjara/Divulgação

O coletivo de teatro Despudorado lançou no último final de semana o espetáculo inédtio Lacre Inviolável, que voltará a ser exibido neste sábado (17) e domingo (18), às 20h, no canal do grupo no Youtube. Lacre Inviolável foi escrito por Leonardo Alves, visando investigar as experiências e fragmentações do indivíduo em sociedade. Dialogando com o momento de pandemia, a obra deixa explícito como o egoísmo colabora para o distanciamento das pessoas. Com uma proposta de encenação híbrida, o espetáculo conta sua história em múltiplas vertentes artísticas, tais como: teatro, dança, performance e manipulação de bonecos.

A narrativa começa com cinco personagens, cujos os nomes representam situações. Juntos, levantam estranhos questionamentos na busca de identificar o que os torna humanos partindo da premissa de que há algo que os divide. O elenco é composto por Brunna Martins, César Pimentel, Leonardo Alves, Luiz Diego Garcia e Thaísa Espíndola.

O espetáculo retrata a carga psicológica que as personagens sofrem a partir do avanço midiático, modificando o que são, quem são, e para onde talvez irão. O assunto do momento não é mais o "eu" e sim um grande coletivo, trazendo à tona a veracidade que o mundo se torna individualista.

"Nossos corpos começam a ganhar contornos virtuais, distantes, sozinhos. A realidade começa a se reorganizar de outras formas, trazendo consigo novos parâmetros sociais. Com as barreiras das telas começamos a compreender e a nos (re)aproximar do outro à distância e novas regras de socialização interferem diretamente na nossa subjetividade", comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Leonardo Alves.

Com a chegada da pandemia, o Coletivo Despudorado já lançou a websérie Chorando no Ônibus de Óculos Escuros e reestruturou para o online o espetáculo As Lebres são maiores que os Ursos. Lacre Inviolável teve incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambico.

O coletivo nasceu na cidade de Fortaleza (CE) e fixou-se no Recife, em 2017. Entre suas produções, o coletivo passeia por linhas artísticas e explora a sua liberdade em cena. Em 2018, aprovou os projetos Canal Criativo e Mulher Carne no Edital Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco, participou da 2ª edição do Festival Transborda - As Linguagens da Cena / SESC Santo Amaro.

SERVIÇO
Lacre Inviolável, do Coletivo Despudorado
Quando: sábado (17) e domingo (18), a partir das 20h
Onde: no Youtube
Quanto: gratuito, com ingressos via Sympla
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco