Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Espetáculo infantil Evaristo, a Cutia ganha temporada virtual e audiolivro

Publicado em: 12/04/2021 18:13

 (Foto: Walton Ribeiro/Divulgação)
Foto: Walton Ribeiro/Divulgação

A obra infantil Evaristo, a Cutia, que passeia entre o teatro, a literatura e a música, ganhará apresentações onlines gratuita entre 16 e 30 de abril, no canal do Youtube do Cutia Coletivo, que assina a produção da obra. O espetáculo foi criado pela atriz e diretora Viviana Borchardt e pelo escritor e compositor Pochyua Andrade. Eles também vão promover lives de bate-papos com os artistas, voltadas para escolas, e encerrará com o lançamento do audiobook do livro. A nova programação tem incentivo da Lei Aldir Bland em Pernambuco.

Seja pela música, pelo texto ou pela encenação, Evaristo, a Cutia trata do comportamento humano em relação à biodiversidade. Para quem assistiu uma das mais de 100 apresentações do espetáculo, a adaptação virtual traz como novidades três novas canções e uma trilha sonora incrementada por instrumentos musicais fora de cena, além da sonoplastia que mescla a execução ao vivo com a inserção de sons da natureza.

O espetáculo foi gravado no teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro, no Recife, e tem no currículo uma temporada no teatro Hermilo Borba Filho, além de passagens por mostras e festivais importantes para a cena, como Baú de História do Sesc, Festival de Inverno de Garanhuns e Bienal do livro de Pernambuco.

Na adaptação para as telas, a apresentação conta com a produção audiovisual de Thiago França e a iluminação de Natalie Revoredo. O espetáculo tem cenário de João Altair, figurino de Preta Baron e direção de Viviana Borchardt, que também atua e canta em cena com o autor Pochyua Andrade.

Audiolivro Evaristo, A Cutia
Com narração de Viviana Borchardt e trilha sonora de Pochyua Andrade, o audiolivro gravado em home Studio também será disponibilizado gratuitamente no youtube do Cutia. O coletivo que recentemente lançou o audiolivro da primeira obra de Pochyua, A Vaca Minuciosa, encontrou nesse formato uma maneira de se aproximar mais dos leitores e ainda de dispor de uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência visual e para os pequenos que ainda não dominam a leitura. 

Evaristo, A Cutia é uma poesia mesclada por canções, que traz referências de literatura de cordel e de ritmos e sotaques melódicos de Pernambuco. O enredo conta como a cutia Evaristo, que vive na floresta perto da cidade, se vê encurralada pelo ritmo de urbanização acelerado.

Bate-papo
O projeto conta ainda com três sessões de bate-papo virtual, no formato de reunião através do google meet. Os encontros acontecerão no dia 23 de abril, às 10h, 15h30 e 20h. A ação será direcionada para todos os públicos, com ênfase para o público escolar, onde alunos, pais e professores poderão fazer perguntas e trocar experiências com os artistas. Para participar basta escolher um horário e agendar pelo e-mail cutiacoletivo@gmail.com

SERVIÇOS
Temporada Virtual do espetáculo Evaristo, A Cutia
De 16 a 30 de abril de 2021, no canal de Youtube do Cutia Coletivo

Bate-papo virtual no Google Meet com os artistas Viviana Borchardt e Pochyua Andrade
Dia 23 de abril, sessões às 10h, 15h30 e 20h
Onde: Inscrições e link de acesso pelo e-mail: cutiacoletivo@gmail.com

Lançamento do audiobook Evaristo, A Cutia
30 de abril de 2021 no canal de Youtube do Cutia Coletivo

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco