Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ACESSIBILIDADE

Curso gratuito estimula inclusão da acessibilidade em eventos sociais de Pernambuco

Publicado em: 14/04/2021 11:42 | Atualizado em: 14/04/2021 14:43

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Para acelerar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de eventos e estimular a realização de festivais acessíveis em Pernambuco, o curso Como tornar o seu evento acessível será realizado nos dias 14 e 15 de abril. O projeto visa ampliar a inclusão de portadores de deficiência em atividades de lazer e cultura, promovendo espaços plurais de entretenimento. Dados do IBGE reforçam a importância: 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o equivalente a cerca de 45 milhões de pessoas. A iniciativa, com incentivo da Lei Aldir Blanc, é do selo No Ar Coquetel Molotov. A programação é gratuita e será transmitida no canal do Molotov no YouTube.

Diante de um cenário de baixa adesão às políticas de acessibilidade por parte dos produtores culturais, a curadora do curso, Daniela Rorato, da InSoluções, diz que a capacitação traz um olhar mais apurado para as barreiras que impedem a plena integração das pessoas com deficiências.

“A grande maioria dos eventos não está preparada para receber pessoas com deficiência. São shows ou peças de teatro sem a presença de intérpretes de libras, bares com balcão alto, não tem uma área pensada para acomodar pessoas com mobilidade reduzida, que cansam e precisam sentar, não vemos também uma área para pessoas surdas, com visibilidade do intérprete de libras”, lamenta.

Daniela se dedica aos estudos da área de acessibilidade e inclusão, e é especialista na legislação sobre o tema. Segundo ela, desde 2015, com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão, que assegura o direito da acessibilidade em eventos sociais, a lei ainda é ignorada pela produção local.

A curadora destaca que a dificuldade de inclusão está presente desde a divulgação dos eventos. “Os conteúdos divulgados não têm acessibilidade digital, os ambientes são inacessíveis arquitetonicamente. Muitos produtores infelizmente ainda confundem acessibilidade com ‘cota de ingressos para PCDs’, e estamos numa era onde é necessário o entendimento de que a cultura é para todos, o acesso a ela é direito”, frisa.

Daniela explica ainda que a acessibilidade não está apenas nos espaços físicos. “O espaço físico é sempre a única coisa lembrada, mas a acessibilidade tem muitas dimensões, ela é arquitetônica, ela é programática, comunicacional, digital e, por fim, atitudinal, quando eu penso em ações que vão ajudar na integração das pessoas com deficiências e, com isso, promover a elas a melhor experiência possível dentro de um evento”.

Para a curadora, a grande falha da produção local é não utilizar os recursos de tecnologias assistivas das redes sociais para fazer acessibilidade digital e tornar os conteúdos sobre o evento acessíveis. “Todas as plataformas e redes sociais já têm recursos, por exemplo, para textos alternativos, com descrição de imagem, isso nem custa dinheiro, apenas esforço humano. E a maioria não faz”, evidencia Daniela.

O curso será destinado aos produtores culturais interessados em tornar seu evento acessível, com dicas e aprendizado para todas as etapas: da divulgação prévia, utilizando acessibilidade digital à venda, até o dia do evento. As atividades terão início nesta quarta-feira (14), às 19h, com a oficina Checklist para tornar um evento mais acessível, com Daniela Rorato. Às 20h30, haverá a mesa Festival para todes: Como tornar seu evento um espaço inclusivo, com Gilberto Freyre (Fundarpe), Carla Valença (Baile do Menino Deus), Rafael Lobo (Carvalheira) e Michelly Murry (Casa Natura) e mediação do produtor e jornalista Maurício Spinelli.

Nesta quinta-feira (15), às 19h, Raissa Maria ministra a oficina Como tornar a sua comunicação digital acessível, para mostrar como ativar configurações de acessibilidade das mídias, compreender termos corretos, formas de descrição de imagens e entender a importância de ampliar a comunicação para todos e todas. A programação do curso encerra às 20h30, com a mesa O desafio em promover acessibilidade em todas as dimensões para o seu evento, com Liliana Tavares (com Acessibilidade), Felipe Monteiro (músico e consultor de acessibilidade) e Alessandro Vasconcelos (consultor, tradutor e intérprete de libras) e mediação de Mariama da Mata.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco