Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Cepe disponibiliza 10 e-books gratuitamente

Publicado em: 09/04/2021 17:37

Obras de Silviano Santiago, Cida Pedrosa e Mário Hélio estão na ação (Foto: Cepe, Cida Pedrosa e Malu Didier/Divulgação)
Obras de Silviano Santiago, Cida Pedrosa e Mário Hélio estão na ação (Foto: Cepe, Cida Pedrosa e Malu Didier/Divulgação)

No Mês do Livro, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e do Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) anunciou que está disponibilizabdo, até o dia 30 de abril, o download gratuito de dez e-books. Para baixar os títulos basta acessar as plataformas digitais (Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura e Google Play Books).

A editora selecionou obras que já esgotaram em suas versões impressas e também prezou pela diversidade de gênero entre os autores. Os títulos são: Três homens chamados JoãoUma tragédia em 1930 (Ana Maria César), O Brasil de Gilberto Freyre (Mário Helio), A emparedada da Rua Nova (Carneiro Vilela), Jogo de cena (Andrea Nunes), Gris (Cida Pedrosa), Memórias do Araguaia (Dagoberto Alves Costa), Uma literatura nos trópicos (Silviano Santiago), Genealogia da Ferocidade (Silviano Santiago), O breve fulgor do tempo (José Rodrigues de Paiva) e Viagem ao Brasil – 1644-1654 (Peter Hansen Hajstrup).

Além dessa ação de gratuidade, o leitor que realiza compras a partir de R$ 80 nas lojas online ganhará o exemplar de O que eu disse e o que me disseram: A improvável vida de Geraldo Freire, de Geraldo Freire e Eugenio Jeronimo. Em março do ano passado, a Cepe também disponibilizou 14 e-books para download gratuito. O presidente Ricardo Leitão emitiu uma nova sobre a iniciativa e também sobre a possível taxação dos livros:

"Com essa iniciativa, a Cepe reforça seu compromisso com a democratização do acesso ao livro. O Brasil vive hoje uma realidade cruel marcada por ataques do Governo Federal às políticas públicas de cultura, educação e fomento à leitura. É preciso que a sociedade atenda ao chamado em defesa do livro; que refute o pensamento de que livro é coisa de elite e de que pobre não lê para justificar a tributação sobre os livros"

Repúdio ao projeto de taxação
Nesta semana, a União Brasileira de Escritores emitiu um manifesto para repudiar o projeto de reforma tributária, que visa extinguir a imunidade tributária e promover o retorno da taxação de livros no Brasil. "Com a incabível justificativa de que 'livros são artigos para a elite’ e com o falso argumento de redirecionar os recursos da CBS - eventual substituta de PIS e COFINS - para a execução de políticas públicas, trata-se de mais um ataque à Constituição brasileira, que, no artigo 150, estabelece ser vetada à União, Distrito Federal, estados e municípios, a instituição de qualquer imposto sobre o livro, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão", diz o texto.

"Repudiamos esse ataque que — assim como outros recorrentes contra a educação e a cultura — integra um projeto ideológico de nação balizado por retrocessos e tentativas de destruição dos avanços democráticos duramente conquistados pela população brasileira nas últimas décadas. A proposta de taxação dos livros teria como seu mais catastrófico resultado o aumento das desigualdades sociais, culturais e educacionais. O acesso à leitura jamais deve ser privilégio, mas uma prerrogativa de toda a população para lhes assegurar condições de vida mais digna. Reafirmamos, portanto, a posição histórica da União Brasileira de Escritores em defesa do direito de todos ao livro e à leitura", finaliza.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco