Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TURISMO

Websérie mostra Recife como pioneiro do Turismo Criativo no país

Publicado em: 29/03/2021 11:03 | Atualizado em: 29/03/2021 11:06

No segundo episódio da série, que estreia nesta terça (30), a conversa é sobre ancestralidade dos terreiros com Lucas Gabriel (Foto: Divulgação)
No segundo episódio da série, que estreia nesta terça (30), a conversa é sobre ancestralidade dos terreiros com Lucas Gabriel (Foto: Divulgação)

Não é novidade que Recife é uma das cidades mais turísticas do Brasil. A cidade é a primeira do país a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo - Creative Tourism - e a terceira a elaborar um plano de turismo unindo o poder público, a sociedade civil e a academia. Com o objetivo de debater a riqueza de possibilidades dessas iniciativas, está sendo lançada a websérie Turismo e Cultura: #deumatch, uma produção da Bureau de Cultura e do Lelê Colab, com incentivo da Lei Aldir Blanc.

Em 2000, a dupla de pesquisadores Crispin Raymond e Greg Richards definiu o conceito de turismo criativo como uma forma de oferecer aos visitantes uma experiência de participação ativa nas tradições culturais, com atividades voltadas para um aprendizado sensível. Diferente do turismo de “alta cultura”, focado na observação passiva de museus e galerias, o turismo criativo foca na valorização das expressões artísticas do dia a dia de uma sociedade.

“A experiência de pesca e preparo do sururu, oferecida pela comunidade da Ilha de Deus, a imersão no universo carnavalesco da cidade que acontece na região da Bomba do Hemetério e os passeios para conhecer Recife e Olinda de bicicleta pelos olhos de moradores apaixonados, são exemplos do que já acontece por aqui”, comenta a produtora do projeto, Leilane Alcântara, que também comanda as entrevistas de cada programa.

A websérie reúne figuras especialistas em hotelaria e turismo criativo, assim como líderes de diversas expressões culturais, para conversas e entrevistas leves sobre os rumos desse turismo. O primeiro episódio já está no ar e conta com a participação das co-fundadoras do Recria (Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo do Brasil): Larissa Almeida, autora do primeiro livro sobre Turismo Criativo do Brasil, e Karina Zapata, consultora de processos de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial. O debate circula pelos benefícios que surgem dessa aproximação entre turismo e cultura nos aspectos de sustentabilidade e princípios.

O segundo episódio será lançado nesta terça-feira (30), às 12h, com Lucas Gabriel, filho do Ilé Obá ogunté Sítio de Pai Adão, primeiro terreiro de Pernambuco. Sempre nesse mesmo horário, os seis episódios ao todo serão disponibilizados nas próximas semanas e ficam disponíveis no canal Turismo e Cultura: #deumatch no Youtube. Confira a agenda de lançamento dos programas e os entrevistados de cada um:

 

SERVIÇO:

Apresentação da websérie Turismo e Cultura: #deumatch

Episódio 1: Já no ar com as entrevistadas - Larissa Almeida e Karina Zapata; Debate conceitual sobre Turismo Criativo.

Episódio 2: Lançamento dia 30 de março, às 12hs, com o entrevistado – Lucas Gabriel; Conversa sobre cultura ancestral dos terreiros.

Episódio 3: Lançamento dia 2 de abril, às 12hs, com a entrevistada – Chef Negralinda; Narração de experiências pessoais de como a antiga pescadora da Ilha de Deus se tornou empreendedora gastronômica.

Episódio 4: Lançamento dia 6 de abril, às 12hs, com a entrevistada – Jouse Barata; Debate sobre a arte urbana do graffiti e como ela se torna um atrativo turístico em situações sociais delicadas.

Episódio 5: Lançamento dia 9 de abril, às 12hs, com os entrevistados - Roderick Jordão e Renata Gamelo; Bate-papo sobre mobilidade e cicloativismo no Recife pelo fundador e sócia do La ursa Tours.

Episódio 6: Lançamento dia 13 de abril, às 12hs, com a entrevistada - Priscilla Marques; Conversa sobre o turismo como ferramenta de preservação de uma região e os possíveis riscos também da prática.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco