Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Espetáculo pernambucano aborda a criação do mundo a partir do olhar afro-brasileiro

Publicado em: 19/03/2021 14:32 | Atualizado em: 19/03/2021 14:42

 (Foto: Leandro Lima/Divulgação)
Foto: Leandro Lima/Divulgação


Entoada pelos sons, ritmos, cores, músicas e muito axé, a história da criação do mundo a partir do olhar afro-brasileiro será contada no experimento cênico para a infância e juventude Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia, com exibição neste sábado (20), a partir das 16h, no YouTube do Grupo São Gens de Teatro.

A montagem dá vida a história de duas lindas flores pretas, que vivem num colorido jardim na floresta Afrobrasilândia, mas que se questionam todos os dias porque suas cores não estão representadas no arco-íris. Frente a esse questionamento, elas decidem desbravar toda floresta em busca da resposta. Oxumaré, ao ver o desespero das amigas flores, decide enviar três cores às crianças africanas para ajudá-las nessa aventura. A partir daí, sendo conduzidas pelos Orixás e movidas pela energia do Ubuntu, elas iniciam uma aventura por entre os mistérios sobre a criação do mundo e do homem aos olhos da Mãe África.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa desenvolvida por artistas negros durante dois anos e tinha estreia prevista para 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus. A encenação é assinada por Anderson Leite, com produção executiva de Elis Hellen, direção musical de Hélio Machado e músico Dinho Dumonte. O elenco é composto por André Lourenço, Brunna Martins, Clau Barros, Halberys Morais e Monique Sampaio.

Ao fim da exibição, todo o material audiovisual será gravado em mídias DVD e será entregue em 20 escolas públicas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife, para que, na retomada das aulas, os estudantes possam ter acesso às obras artísticas, além de servir de material didático para que os educadores possam trabalhar em suas aulas durante todo ano.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Grupo Diario de Pernambuco