Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Com pandemia, músicos de Nova York transformam vitrine em palco

Por: Maggy Donaldson

Por: AFP

Publicado em: 29/03/2021 15:11

Músicos Michael Katz (violoncello) e Spencer Myer (piano) tocam na vitrine do Kaufman Music Center's Musical, em Nova York (Foto: Angela Weiss AFP)
Músicos Michael Katz (violoncello) e Spencer Myer (piano) tocam na vitrine do Kaufman Music Center's Musical, em Nova York (Foto: Angela Weiss AFP)

Depois de um ano das luzes das salas de concerto apagadas e dos cenários transferidos para o mundo virtual, uma vitrine vazia em Nova York oferece um raio de esperança para artistas e público ansiosos para ouvir música ao vivo. Músicos de todos os gêneros estão participando em concertos improvisados para pequenos sortudos no Upper West Side de Manhattan: em uma recente manhã as notas de Beethoven e Debussy harmonizavam com a trilha sonora de uma cidade dominada por buzinas, trabalhadores nas ruas e o som dos pombos.

Foi a primeira vez em um ano que o violoncelista Michael Katz conseguiu tocar com um acompanhamento de piano; Spencer Myer tocou em um piano branco Steinway, uma experiência, disse, pela qual músicos em todo o mundo estavam "ansiosos". "Realmente necessitamos de uma relação recíproca", disse Katz. "Poder trazer a música para as pessoas como fizemos hoje é algo realmente único e especial".

"Tentamos ter um pouco de tudo ... de músicos clássicos a artistas da Broadway, jazz, tivemos improvisadores experimentais”, diz Kate Sheeran, que dirige o Kaufman Music Center, que idealizou a iniciativa "Musical Storefronts" ("Vitrines Musicais).

A localização dos shows não é divulgada - os organizadores querem evitar grandes multidões devido ao distanciamento social - mas a série de concertos, que começou no inverno (hemisfério norte), seguirá até a primavera. Assim, as pessoas podem ser surpreendidas com um espetáculo andando pela rua.

Água, comida e música
A principal cidade dos Estados Unidos foi vítima da rápida propagação da covid-19 há mais de um ano, com mais de 30.000 mortes e muitos mais que tiveram suas vidas abaladas. Entre os mais atingidos estão os músicos, que tiveram que se limitar a apresentações virtuais ou aulas online, enquanto a pandemia provocou o cancelamento de shows e fechou auditórios, alguns para sempre. 

"Nossa indústria tem sido realmente devastada, especialmente os artistas de palco, suas vidas têm sido duramente impactadas", disse Sheeran a AFP.  A campanha de vacinação em Nova York começou há alguns meses e já tem mais de dois terços dos adultos vacinados com pelos menos uma dose. Entre eles estão músicos ansiosos para voltar aos palcos. 

"Uma das lições da pandemia é simplesmente quanto apetite e necessidade as pessoas têm por música, teatro, dança e qualquer tipo de arte ao vivo que você possa testemunhar pessoalmente", diz Katz. "É algo que as pessoas necessitam, na mesma medida que necessitam de água e comida. Não é somente entretenimento, não é somente uma mercadoria".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco