Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Com Afroito, projeto de música pernambucana estreia no YouTube

Publicado em: 05/03/2021 16:45 | Atualizado em: 05/03/2021 18:52

Afroito marca a estreia do projeto, neste sábado (6) (Foto: André Santa Rosa/Divulgação)
Afroito marca a estreia do projeto, neste sábado (6) (Foto: André Santa Rosa/Divulgação)

Com a proposta de trazer ao público apresentações musicais de artistas pernambucanos ambientadas em um espaço caseiro e intimista, o projeto Gruvilinas Sessions terá início neste sábado (6), a partir das 14h, no canal do YouTube do selo Alcalinas Brisadas. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o projeto tem a proposta de registrar e difundir manifestações culturais contemporâneas locais, abarcando a pluralidade e subjetividade de gêneros que formam a cena musical de Pernambuco.

O primeiro vídeo, a ser lançado no sábado, é a apresentação do olidense Afroito, que apresenta faixas ineéditas do seu trabalho musical, baseado na sonoridade do coco de roda. Voz, pandeiro e poesia se fundem em uma performance exclusiva de três faixas que compõem o disco Menga, que será lançado no dia 26 de março.

Além da música, o programa conta com uma entrevista exclusiva com o artista, que fala sobre o seu processo criativo e as inspirações que deram vida ao disco. "Eu comecei a fazer música por ser cobrado a ser um corpo extremamente racional, não pensam em corpos negros como meu em um contexto afetivo, não só no afeto romântico, mas como não temos esse lugar de externalizar suas vontades, suas afetividades”, declarou Afroito ao falar sobre sua carreira musical em entrevista à Gruvi. 

MAIS VÍDEOS
A segunda apresentação será a de Matheus de Bezerra, que será publicada no dia 13 de março. Ele está na estrada como artista independente desde os 14 anos de idade, cantando músicas que atravessam a infância, amor, espiritualidade e guerra. Recentemente, Matheus produziu seu primeiro álbum, Tropikal. Para as Gruvilinas Sessions, o artista incorporou ao repertório uma música do trabalho mais recente e duas inéditas.

A artista independente Larissa Lisboa é a estrela do terceiro vídeo, que estreia no dia 20 de março.  Num formato intimista, que casou perfeitamente com suas músicas, a cantora e compositora apresentou três de suas canções (uma delas inédita), e conversou com a gente sobre assuntos como arte, música, política e amor (tema central nas suas canções).

O quarto e último vídeo, a ser lançado no dia 27 de março, será protagonizado pela multiartista e professora Gabi da Pele Preta. Filha de professor, desde pequena teve contato com a potência transformadora da educação e isso parece sempre atravessar não apenas suas apresentações, mas o seu jeito de celebrar a existência nesse mundo. Para as Gruvilinas Sessions, quem se apresenta junto da cantora e a musicista Lígia Fernandes, que ajudará a compor um sólido repertório permeado por empoderamento feminino e revoluções.

SERVIÇO
Quando: Lançamento neste sábado (6), seguindo até o dia 27 de março, sempre aos sábados, às 14h
Onde: Canal do YouTube Alcalinas Brisadas e Site da Gruvi

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco