Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Articuladores da cultura pernambucana integram Festival da Inteligência Coletiva

Publicado em: 29/03/2021 17:20

Batman, Arthur Braga e Mãe Beth de Oxum participam das atividades  (Fotos: Divulgação)
Batman, Arthur Braga e Mãe Beth de Oxum participam das atividades (Fotos: Divulgação)


Os caminhos criativos e coletivos para a produção cultural pernambucana no atual contexto de crise serão discutidos no Festival da Inteligência Coletiva (FINCO) a partir de uma jornada de oficinas, palestras e rodas de conversa entre os dias 30 de março e 1º de abril. Idealizada pela CEÇA - Laboratório Colaborativo, a iniciativa reúne articuladores culturais pernambucanos para discutir a questão sob a óptica da acessibilidade, comunicação e redes coletivas em um encontro on-line. A programação pode ser acessada no canal do YouTube da CEÇA e contará com acessibilidade em Libras.

Nesta terça-feira (30), a discussão gira em torno dos direitos culturais das pessoas com deficiência, com uma palestra de Clarice Fraga (Bureau de Cultura) e mesa redonda com Marcelo Zig (Quilombo PCD) e Mestre Batman Griô (Batuqueiros do Silêncio), com mediação de Milton Carvalho (consultor em audiodescrição e analista de acessibilidade comunicacional).

O destaque desta quarta-feira (31) vai para palestra do influenciador digital Cabueta Cultural, que promoverá debate em torno da comunicação na cultura, hábitos culturais em Pernambuco, com roda de diálogo mediada Lenne Ferreira (Aqualtune Produções e Alma Preta Jornalismo), com DJ Big e Flora Rodrigues.


No último dia, o eixo de redes, coletivos e cultura colaborativa terá uma palestra de Larissa Almeida (autora de Turismo Criativo: Uma viagem por culturas, encontros e experiências) e conversas com Arthur Braga (CEÇA), Mãe Beth de Oxum e Filipe Thales (Viva Lagoinha).

A cada dia será realizada uma oficina que pode ser acessada mediante inscrição, no formulário disponibilizado nas redes da CEÇA (@ceca.cc) e serão transmitidas no Zoom, das 9h às 12h. Elas se dividem em Atitudes Acessíveis para Projetos Culturais, facilitada por Andreza Nóbrega (VouSer Acessibilidade); Giros Sankofa: Quem veio antes do ovo e da ave? Confluências para uma comunicação espiral contra hegemônica, por Ômega Ribeiro (Coletivo Bagaço) e Kit de Ferramentas para uma Cultura Colaborativa, com Brisa Angélica e Léo Compasso.

"Cada vez mais acredito que a coletividade é o caminho mais importante e necessário para a cultura e a economia criativa conseguirem atravessar toda essa turbulência que estamos vivendo. Nesse sentido, o FINCO era um sonho antigo que agora tem a oportunidade de ser concretizado, trazendo tanta gente que faz a diferença em seus fazeres culturais para a convergência dessas ideias”, explica Arthur Braga, idealizador do projeto. O FINCO é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e as perspectivas é de que seja realizado anualmente.

Confira a programação:


Terça-feira (30) - Acessibilidade cultural
9h às 12h - Oficina
Atitudes Acessíveis para Projetos Culturais com Andreza Nóbrega
16h às 17h30 - Palestra
Com Clarice Fraga sobre Acessibilidade na Produção Cultural
20h às 21h30 - Mesa redonda
Desafios e Oportunidades para a Inclusão Cultural da Pessoa com Deficiência, com Marcelo Zig (Quilombo PCD), Batman (Batuqueiros do Silêncio) e Milton Carvalho (mediação)

Quarta-feira (31) - Comunicar para colaborar
9h às 12h
- Oficina
Giros Sankofa: Quem veio antes do ovo e da ave? Confluências para uma comunicação espiral contra hegemônica, com Ômega Ribeiro (Coletivo Bagaço)
16h às 17h30 - Palestra Cabueta Cultural
Uma Jornada Rumo a Valorização da Produção Pernambucana e Celebração de sua diversidade, com Cabueta Cultural
20h às 21h30 - Mesa Redonda
A Comunicação na Construção de Narrativas e Saberes Culturais, com DJ Big, Flora Rodrigues e Lenne Ferreira (mediação)

Quinta-feira (1º) - Redes coletivos
9h às 12h - Oficina
Kit de Ferramentas para uma Cultura Colaborativa com Brisa Angélica e Léo Compasso
16h às 17h30 - Palestra
A Importância da Rede na Construção de Experiências Criativas, com Larissa Almeida
20h às 21h30 - Mesa Redonda
Se Organizando para Desorganizar, com Mãe Beth de Oxum, Filipe Thales e Arthur Braga (mediação)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco