Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

1º Festival Cultural Caboclo ressalta importância do coco de roda em Pernambuco

Publicado em: 31/03/2021 11:08 | Atualizado em: 31/03/2021 16:21

Os mestres Borges Lucas e Reginaldo Cipriano apresentam seus tradicionais cocos de roda (Fotos: Divulgação)
Os mestres Borges Lucas e Reginaldo Cipriano apresentam seus tradicionais cocos de roda (Fotos: Divulgação)

Para marcar a tradição do coco de roda, manifestação cultural presente na história do município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será realizada a 1ª edição do Festival Cultural Caboclo. O evento une dança, música, debate e apresentações artísticas e poderá ser acompanhado no canal oficial do festival no YouTube, nesta quarta-feira (31), a partir das 20h.

A festividade, idealizada pelo poeta Bio Caboclo, de 60 anos, violeiro, mestre de maracatu rural e de coco de roda, terá a presença de artistas locais e regionais, como o Coco de Borges Lucas com participação especial do Coco do mestre Reginaldo Cipriano (Lagoa de Itaenga); Coco de Bojo da Macaíba e Coco de Fulô (Cabo de Santo Agostinho). O destaque da programação é o Grupo Cultural Caboclo que tem à frente o coquista poeta Bio Caboclo e seus filhos Josivaldo Caboclo, Josuel Caboclo e Josivaldo Caboclo.

O festival também promove oficina, em vídeo pré-gravado, com algumas curiosidades sobre os ritmos, sons e movimentos do Grupo Cultural Caboclo. A ideia é levar os espectadores para uma viagem nas danças populares, de origem africana e indígena, principalmente, entre os cocos de umbigada - que exige que o público dance com pares vizinhos, e batam palmas, marcando o ritmo, e encostando o umbigo. Além do coco de mazuca, coreografia básica em que os participantes formam filas ou rodas e executam o sapateado característico das influências do toré indígena.

A programação inclui ainda uma roda de diálogo com participação dos artistas do festival e brincantes do coco de roda. O cenário dessa conversa foi gravado no Sítio Cultural Caboclo, Zona Rural de Lagoa de Itaenga. Em atividade há 30 anos, o Grupo Cultural Caboclo, tem 12 álbuns gravados de coco de roda, além de três álbuns de maracatu rural; e outros dois álbuns de viola e um álbum de ciranda. A 1ª edição do Festival Caboclo é realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO
1ª edição do Festival Cultural Caboclo

Quando: nesta quarta-feira (31), às 20h
Onde: no canal do festival no Youtube (https://www.youtube.com/c/GrupoCulturalCaboclo/videos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco