Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Cepe Nacional de Literatura

Publicado em: 06/01/2021 13:27

 (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Estão abertas até o dia 15 de janeiro as inscrições para o 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e para o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. Os interessados poderão concorrer com produções nas categorias Poesia, Conto e Romance. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente por meio digital através deste site. O resultado será divulgado até 15 de junho de 2021.

O 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura contemplará as categorias Poesia, Conto e Romance com R$ 20 mil para os vencedores de cada uma. Já o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil agracia o vencedor de cada categoria com R$ 10 mil. Para participar os concorrentes devem ser brasileiros natos, residentes no Brasil ou no exterior, bem como brasileiros naturalizados residentes no país. O edital está disponível neste site.

Cada prêmio terá sua comissão julgadora, formada por profissionais da área de literatura, como escritores, poetas, professores e pesquisadores. Critérios como originalidade, qualidade técnica, valorização da cultura brasileira, domínio da linguagem e estímulo à leitura serão levados em conta. Além do prêmio em dinheiro os autores terão suas obras editadas e lançadas pela Cepe.

Até agora 608 inscrições já foram realizadas em todo o Brasil e no exterior. A maior quantidade de inscritos é do Estado de São Paulo (22%), seguido pelo Rio de Janeiro (15%), Minas Gerais (9%) e Pernambuco (8%). Entre os segmentos literários, a categoria Poesia recebeu maior número de inscritos (172), seguida por Romance (130) e Infantil (122). Até agora 114 escritores inscreveram obras na categoria Juvenil e 70 obras foram enquadradas na categoria Conto. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco