Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA POPULAR

Queima da Lapinha encerra festividades natalinas no Recife

Publicado em: 06/01/2021 11:52 | Atualizado em: 06/01/2021 11:54

 (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Foto: Daniel Tavares/PCR

A Queima da Lapinha, tradicional liturgia da cultura popular, encerra, nesta quarta-feira (6), as festividades natalinas promovidas pela Prefeitura do Recife, desde o dia 17 de dezembro. Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a celebração será diferente este ano, com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca.

A programação terá início às 16h, com a saída da Frevioca do Parque Dona Lindu, em direção ao Sítio Trindade. O percurso contará com apresentação da bandinha Mendes e Orquestra com suas loas e jornadas, acompanhada por quatro pastoras do Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria. A Lapinha abrirá o desfile, levada em carro aberto, percorrendo zona sul e zona norte da cidade, à frente da Frevioca.

A chegada no Sítio Trindade será recepcionada pela bandinha 19 de Fevereiro e integrantes do Pastoril Estrela Brilhante. Às 18h, no Sítio, sem a presença de público, para evitar aglomeração, a Lapinha será queimada, ao som de cânticos, jornadas e orações proferidas pelas pastoras.

A tradição da Queima da Lapinha foi iniciada pelos jesuítas no século XIX, relacionada à simbologia da manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte.

Programação:

16h - Saída da Frevioca do Dona Lindu, acompanhando a Lapinha

18h - Queima da Lapinha no Sítio Trindade, sem participação de público
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco