Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Festival Rec-Beat realizará edição virtual em fevereiro

Publicado em: 07/01/2021 14:04 | Atualizado em: 07/01/2021 14:08

Edição do Rec-Beat no Caís da Alfândega, em 2020 (Foto: Ariel Martini/Divulgação)
Edição do Rec-Beat no Caís da Alfândega, em 2020 (Foto: Ariel Martini/Divulgação)

Mesmo com a suspensão do carnaval, o tradicional festival Rec-Beat realizará uma edição virtual em 14 de fevereiro de 2021, data em que estaria sendo festejado o domingo da maior festa de rua do país. Com transmissão gratuita pelo YouTube (youtube.com/recbeatfestival), o evento pernambucano promoverá shows, performances, workshops e debates onlines. A edição foi denominada de "Rec-Beat SP", com apresentações gravadas em espaços públicos como o Largo do Paissandu, em São Paulo, e o Marco Zero e o Cais da Alfândega, no Recife Antigo. 

Serão cinco horas de exibição com bate-papo e interação com o público. "O Rec-Beat mantém uma postura e um conceito consolidado nesses mais de vinte anos de resistência, pautado principalmente na criatividade e na constante reinvenção", afirma Antonio Gutierrez, o Gutie, mentor e diretor do festival. "Nosso objetivo é produzir um conteúdo audiovisual com alta qualidade técnica e artística e que coloque o Rec-Beat SP entre as referências de versões digitais dos festivais independentes do país."

Nesta edição, o festival ainda contará com atividades formativas (workshops), painéis e debates sobre produção fonográfica, produção artística, criatividade e música periférica. Detalhes sobre as inscrições, datas e os artistas que irão ministrar os encontros ainda serão divulgados. Essas atividades precedem o evento principal e também serão gratuitas, porém com quantidade limitada de vagas para favorecer a interação entre os participantes.

A realização desta edição é resultado de uma associação da Rec-Beat Produções com Digo Amazonas (Ao Redor Produções) e João Bagdadi (selo RISCO). A produção do conteúdo audiovisual é da Panamá Filmes, com direção de Filipe Franco e Cinza. O Rec-Beat SP conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro via Proac-ICMS - Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. A presença dessas instituições paulistas justificam a presença do "SP" no nome da edição.

Sobre a arte oficial
Poster oficial da edição (Foto: Rec-Beat SP/Divulgação)
Poster oficial da edição (Foto: Rec-Beat SP/Divulgação)


Todos os anos o Rec-Beat convida um artista para criar uma obra inédita que representa a proposta do festival para utilizar na programação visual de divulgação. Quem assina a arte da edição 2021 é o multiartista visual curitibano Rimon Guimarães (@rimonguimarães). A identidade visual fica por conta dos designers pernambucanos Gabriela Araújo e Eduardo Souza.

Rimon atua em diferentes mídias, como murais em larga escala, pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, videoinstalações, performances, composições e áudio. Sua obra busca, através das trocas culturais, transmutar o espaço-tempo em um trabalho bastante imaginativo e de cores vivas. Seus trabalhos estão espalhados em países como EUA, Argentina, Gâmbia, Malásia, Itália, Holanda e diversas cidades aqui no Brasil. Ele assinou recentemente o mural que marcou a reabertura do Minhocão, no centro de São Paulo.

Na ilustração para o Rec-Beat, Rimón se inspirou na herança latina, nas raízes dos povos indígenas e na ancestralidade negra, que se entrelaçam com a cultura urbana paulistana e recifense. "Decidi trazer como personagem principal uma menina preta skatista, pois isso reflete muito a proposta urbana de ocupar os espaços", explica Rimon. "Eu quis mostrar esse lado urbano de São Paulo, dos grandes murais e fachadas e fazer uma conexão com o Recife."

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco