Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Escritores pernambucanos realizam oficina gratuita de escrita a partir das narrativas pessoais

Publicado em: 12/01/2021 14:46 | Atualizado em: 12/01/2021 15:07

Escritores Cleyton Cabral e Paulo André Viana (Foto: Alex Ribeiro e Jhoni Santos/Divulgação)
Escritores Cleyton Cabral e Paulo André Viana (Foto: Alex Ribeiro e Jhoni Santos/Divulgação)

Os escritores pernambucanos Cleyton Cabral e Paulo André Viana sãos os facilitadores de uma oficina de literatura gratuita intitulada Lugar de fala: Oficina de escrita e contação de histórias a partir das narrativas pessoais, realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Os encontros serão realizados de 1º de fevereiro a 10 de março (segundas e quartas-feiras), das 19h30 às 21h, totalizando 12 encontros de 2 horas. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui, até o dia 25 de janeiro. A classificação indicativa é para pessoas a partir dos 18 anos. O número de participantes é de no máximo 35.

A oficina tem como objetivo promover uma discussão sobre lugares de fala a partir das vivências das pessoas participantes. Como a história de cada uma reflete na construção da sociedade? Qual o perigo de uma história única? Essas e muitas outras perguntas estarão presentes nas rodas de conversa. O público alvo são pessoas pessoas com interesse em literatura e narração de histórias, residentes nas macrorregiões Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco.

"Através de leituras, debates, trocas de experiências e a participação de palestrantes convidados, os artistas irão propor exercícios de escrita a partir das vivências e o compartilhamento através da narração dessas histórias, possibilitando assim, o empoderamento em relação aos seus lugares de fala indo de encontro à visão decolonial", diz o texto explicativo do projeto.

O projeto prevê 25% das vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas; 20% para mulheres cis e 15% para pessoas trans/travestis e não-binárias. As pessoas selecionadas serão contactadas por e-mail ou WhatsApp.

Sobre os facilitadores
Cleyton Cabral é escritor, dramaturgo, ator, produtor cultural, publicitário e especialista em escrita criativa. Publicou Tempo nublado no céu da boca, O menino da gaiola e “lanta baixa e as coletâneas Mosaico e Escrever ficção não é bicho-papão. Foi vencedor por três anos do Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia. Mais informações: www.cleytoncabral.com e @cleytoncabral.

Paulo André é pedagogo, ator, encenador, produtor cultural, escritor, mediador de leitura, oficineiro e contador de histórias. Publicou o livro infantil A viagem de Marino e foi selecionado no concurso Contos da Quarentena, pela Kotter Editorial. Mais informações: @pauloandrevyana

SERVIÇO
Lugar de fala: oficina de escrita e contação de histórias a partir das narrativas pessoais, com Cleyton Cabral e Paulo André Viana.
Quando: De 1º de fevereiro a 10 de março (segundas e quartas-feiras), das 19h30 às 21h. Serão 12 encontros de 2 horas.
Inscrições até 25 de janeiro pelo link http://bit.ly/oficinalugardefala.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco