Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TV

Documentário sobre Folia de Reis será exibido na TV Brasil neste sábado

Publicado em: 07/01/2021 14:26 | Atualizado em: 07/01/2021 14:38

 (Foto: TV Brasil/Divulgação)
Foto: TV Brasil/Divulgação

Na semana em que se celebra o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, a TV Brasil exibe o documentário autoral Folia de Reis neste domingo (9), às 20h. A obra destaca esse festejo da cultura popular que envolve valores como promessa, devoção, fé, tradição e legado. A produção revela bastidores sobre a festividade e intercala entrevistas com pesquisadores e devotos às performances artísticas. Disponível no aplicativo TV Brasil Play, o conteúdo apresentado pela emissora pública na sessão DOC Especial foi desenvolvido pela equipe do canal.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de mostrar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

A caracterização, a música e a acolhida da comunidade estão presentes no âmago dessa manifestação popular. A Folia de Reis é considerada patrimônio imaterial em várias regiões do país. A equipe da TV Brasil foi até o município de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, para acompanhar um encontro de folias que reuniu dezenas delas em janeiro de 2018.

Para falar sobre a dinâmica dessa manifestação cultural presente no folclore brasileiro, o documentário Folia de Reis consulta especialistas que pesquisam o assunto e representantes de grupos representativos que contam suas experiências de vida e penitência. Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, a historiadora Cascia Frade e o artista plástico Edson Felipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantêm viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

Além da exibição na telinha do canal público, o documentário exclusivo Folia de Reis também podem ser assistidos pelos interessados no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco