Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CIRCO

Cia Devir realiza oficina circense gratuita e apresentação inédita

Publicado em: 12/01/2021 12:41

 (Foto: Pedro Elias/Divulgação)
Foto: Pedro Elias/Divulgação

A companhia de circo pernambucana Devir realiza, neste mês, uma oficina de criação circense e exibe um espetáculo em desenvolvimento, com roda de diálogo mediada pelo jornalista Márcio Bastos. As ações são resultado do projeto de residência artística que os artistas João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima realizaram na La Grainerie, instituição francesa dedicada ao suporte e ao fortalecimento das artes circenses. O projeto teve incentivo da Fundarpe/Secult, através do Funcultura. A programação é gratuita.

A oficina Corpo circense em criação será realizada entre os dias 18 e 28 de janeiro no espaço Casulo, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ao todo, serão três encontros semanais, realizados durante quinze dias. As turmas serão reduzidas – totalizando duas turmas de três vagas cada –, e as aulas serão realizadas em espaço aberto, de modo a garantir uma experiência segura para todos. As inscrições poderão ser realizadas a partir do preenchimento deste formulário até 15 de janeiro.

A atividade tem por objetivo oferecer suporte e orientação a artistas circenses, voltando-se à criação e ao aprofundamento de células de trabalho. Serão oferecidas ferramentas que estimulam qualidades cênicas e físicas, que ampliam as possibilidades criativas dos participantes. Neste sentido, serão momentos de escuta e estímulos, inspirados nas dinâmicas que os artistas realizaram na residência. É importante que os participantes já tenham em mente algum projeto de criação circense a ser executado.

O work in progress, espetáculo em desenvolvimento até então inédito no Brasil, será exibido na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, às 20h, em link a ser disponibilizado nas redes sociais da Cia., seguido de um debate com o público. O trabalho aborda a inadequação a partir da relação de dois homens inquietos com a masculinidade normativa. De acordo com Vitor Lima, apresentar um projeto em processo é "uma potente forma de refletir a criação artística e estimular as interlocuções". A apresentação é gratuita e será seguida de roda de diálogo aberta ao público.

Formada em 2014 pelos artistas Vitor Lima e João Lucas Cavalcanti, a Cia. Devir tem se apresentado em festivais no Brasil e exterior. A dupla também vem realizando pesquisas artísticas e participou de projetos internacionais, como o Circus Incubator, um programa de intercâmbio entre França, Brasil, Suécia e Canadá, e residências no La Grainerie (França) e no La Central del Circ (Espanha).

SERVIÇO
Oficina gratuita Corpo circense em criação
Quando: 18 a 28 de janeiro, nas segundas, terças e quintas
Inscrições: até 15 de janeiro
Onde: Espaço Casulo (R. Oscár Pinto, 368 - Casa Amarela, Recife)
Formulário: https://bit.ly/2XtMXuY

Exibição de work in progress de espetáculo da Cia. Devir
Quando: 21 de janeiro, às 20h
Onde: www.instagram.com/ciadevir
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco