Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Autoridades pernambucanas lamentam morte do cantor Genival Lacerda

Publicado em: 07/01/2021 10:29 | Atualizado em: 07/01/2021 15:07

 (Foto: Divulgação
)
Foto: Divulgação

Autoridades pernambucanas lamentaram a morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, vítima de complicações da Covid-19, nesta quinta-feira (7). O artista estava internado desde o dia 30 de novembro no Hospital Unimed Recife I, na Ilha do Leite, e foi transferido há mais de um mês para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), submetido à respiração mecânica. A informação do falecimento foi confirmada pelo filho do artista, João Lacerda.

Em nota de pesar, o governador Paulo Câmara (PSB), destacou o legado do cantor para a música nordestina. "Genival Lacerda nasceu na Paraíba, mas era um cidadão pernambucano. Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações", afirmou. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se comoveu a notícia. "Aos 89 anos, tratava o Recife como sua cidade de coração. A sua carreira, de mais de meio século dedicada ao forró e à alegria de viver, deixará órfãos gerações de amantes da boa música", ressaltou.

O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, lamentou o falecimento do artista. "Em seus mais de 60 anos de carreira, Genival, que nasceu na Paraíba mas construiu sua trajetória a partir de Pernambuco, nos brindou com um cancioneiro de expressão e suingue únicos, divertido, sarcástico, picante", escreveu.

A vereadora Dani Portela (PSOL) escreveu sobre a herança cultural deixada pelo artista e fez uma alerta sobre a Covid-19. "Genival também foi vítima da Covid-19, que tem nos tirado grandes nomes da arte no Brasil. Quantas de nós ainda terão que morrer pela inoperância do Governo Federal, que é incapaz de organizar um plano de imunização que contemple todas e todos?".

Confira as notas na íntegra:

"A cultura nordestina perdeu hoje um de seus maiores ícones. Genival Lacerda nasceu na Paraíba, mas era um cidadão pernambucano. Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Genival". 
Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco

"Genival Lacerda foi, e sempre será, um ícone do forró e da cultura nordestina. Construiu uma carreira marcante, amparada no seu carisma, irreverência e bom humor. Sua perda entristece a todos nós. Meus sentimentos a toda a família".

Luciana Santos (PCdoB), vice-governadora de Pernambuco

"Pernambuco acordou triste com a notícia da partida do nosso querido Genival Lacerda. Em seus mais de 60 anos de carreira, Genival, que nasceu na Paraíba mas construiu sua trajetória a partir de Pernambuco, nos brindou com um cancioneiro de expressão e suingue únicos, divertido, sarcástico, picante. Sua presença, sempre alegre e inteligente, vai deixar saudade, mas as canções inconfundíveis que compôs ficarão para eternizar a importância desse mestre para a cultura do povo nordestino".

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe

"Para mim, Genival Lacerda sempre foi esse símbolo da identidade nordestina, um artista irreverente e criativo ao seu modo. Não haverá outro como Genival Lacerda. É uma perda muito sentida".

Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco

"É com tristeza que recebemos a notícia de que o multitalentoso Genival Lacerda perdeu a batalha para a Covid-19. Aos 89 anos, tratava o Recife como sua cidade de coração. A sua carreira, de mais de meio século dedicada ao forró e à alegria de viver, deixará órfãos gerações de amantes da boa música. Sua memória será sempre presente na história da nossa cidade, onde foi o homenageado oficial do ciclo de São João de 2015. Quero me solidarizar com sua família, amigos e todos aqueles que, certamente, levarão o seu legado à frente".

João Campos (PSB), prefeito do Recife

"Hoje se foi uma das maiores figuras da música nordestina. Genival Lacerda com seu jeito irreverente era influenciado pelo forró de Gonzaga à embolada de Jackson do Pandeiro, infelizmente ele também foi vítima da Covid-19, que tem nos tirado grandes nomes da arte no Brasil. Quantas de nós ainda terão que morrer pela inoperância do Governo Federal, que é incapaz de organizar um plano de imunização que contemple todas e todos? Será impossível superar a pandemia sem pensar na imunização do país".
Dani Portela (PSOL), vereadora do Recife

"Pernambuco se entristeceu hoje, com o falecimento do grande cantor e compositor Genival Lacerda. Um filho da Paraíba que o nosso Estado adotou pelo reconhecimento da sua contribuição ao nosso forró. Um dos ritmos mais queridos do povo pernambucano, Genival Lacerda construiu sua marca no forró com irreverência e alegria, sempre enaltecendo o nosso imaginário popular nordestino. Tivemos a honra de ouvi-lo cantar seus sucessos na Assembleia Legislativa, em 2019, numa homenagem aos forrozeiros. Fica, agora, a memória de um artista que sem dúvida vai deixar saudades na nossa gente. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de dor".

Deputado Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

"A alegria, tão presente na arte dele, hoje deu lugar à tristeza, com essa grande perda. Mas a obra de Genival Lacerda se manterá presente, muito viva, embalando lembranças e inspirando todos nós, que fazemos parte da sua legião de admiradores”.
Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife

"Genival Lacerda traz nele a alma do povo brasileiro. Uma alma libertária, alegre, corajosa, inventiva. Foi um trabalhador incansável, superou preconceitos, foi um homem da boa luta. Fará falta, ficará na memória social do Brasil".
José Manoel, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco