Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTE

Pesquisa fotográfica sobre cidade e memória promove debate gratuito no Recife

Publicado em: 23/11/2020 14:38

Ao longo do processo, as inúmeras e frequentes farmácias foram compreendidas como imagens-síntese de uma paisagem em mudança (Foto: Marcela Lins e Guilherme Benzaquen/Divulgação)
Ao longo do processo, as inúmeras e frequentes farmácias foram compreendidas como imagens-síntese de uma paisagem em mudança (Foto: Marcela Lins e Guilherme Benzaquen/Divulgação)

A construção de uma memória coletiva a partir das rápidas transformações do espaço urbano foi objeto de pesquisa fotográfica dos artistas pernambucanos Marcela Lins e Guilherme Benzaquen, com orientação de Ana Lira, ao longo de um ano. O projeto intitulado Recife, memória inventada, tem incentivo do Funcultura, e se debruçou sobre questões relacionadas à cidade, ao patrimônio e à memória. Nesta quarta-feira (25), às 19h, os três apresentarão questões que conduziram o Recife a partir da perspectiva da produção de imagem em uma live realizada a partir das 19h, no YouTube. Na ocasião, a equipe lançará uma publicação gratuita, derivada do processo.

Ainda dentro da programação, nete sábado (28) será realizada a atividade gratuita Cidade e memória: oficina de criação, que segue até o próximo sábado, dia 5 de dezembro. Ofertada de modo remoto, a ação visa fornecer ferramentas e repertórios visuais para a criação fotográfica a partir das questões urbanas. Todas as ações do projeto contarão com recursos de acessibilidade para a comunidade de surdos e ensurdecidos.

REALIZADORES
Marcela Lins e Guilherme Benzaquen são uma dupla de artistas que vive e trabalha em Recife. Marcela é artista e mestre em Comunicação pela UFPE. Guilherme é artista e doutor em sociologia pela UFPE. Ambos tem desenvolvido projetos artísticos conjuntamente nos últimos anos, participando de exposições coletivas e individuais. Suas pesquisas têm debatido temas relativos à história e à memória.

Ana Lira é artista visual, fotógrafa, curadora, radio host, escritora e editora baseada em Recife. É especialista em teoria e crítica de cultura, observa a (in)visibilidade como forma de poder e dedica atenção à dinâmicas envolvendo sensibilidades cotidianas. Sua prática é baseada em processos coletivos e parcerias, tendo trabalhado com eles por mais de duas décadas.

SERVIÇO
Debate - A imagem e as políticas de apagamento na cidade, com Marcela Lins, Guilherme Benzaquen e Ana Lira + lançamento de publicação
Quando: 25 de novembro de 2020, às 19h
Onde: http://www.instagram.com/memoriainventada

Cidade e memória: oficina de criação fotográfica, com Marcela Lins e Guilherme Benzaquen
Quando: 28 de novembro até 5 de dezembro de 2020
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco