Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

O Livro Sem Fim, lançado pela Cepe, subverte configuração do livro

Publicado em: 10/11/2020 15:31

Ilustração de O Livro Sem Fim (Foto: Cepe/Divulgação)
Ilustração de O Livro Sem Fim (Foto: Cepe/Divulgação)


A configuração tradicional do livro é subvertida no O livro sem fim, idealizado por Iara Adeodato e lançado pela Cepe Editora nesta quarta-feira (11), dentro do painel Por Dentro do Livro, na terceira etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco (www.circuitoculturalpernambuco.com.br), às 14h. Com apenas 13 x 9,5 centímetros, a obra é caracterizada como um livro experimental ilustrado, com oito desenhos e poucas palavras e frases que se relacionam com as imagens. O seu atrativo é a infinita (como sugere o título) possibilidade de leitura. Ao ser aberto, o formato é meio tridimensional, não há uma ordem certa para a leitura e cada pessoa é livre para interpretar texto e imagem como lhe aprouver.

A publicação nasceu a partir da angústia criativa vivenciada enquanto produzia o Trabalho de Conclusão do Curso de Design na Universidade Federal de Pernambuco (TCC-UFPE). "Eu queria brincar com o aspecto físico do livro e durante as pesquisas para o TCC tive a ideia de fazer uma história que não tivesse fim, um ciclo repetitivo temporal e de espaço físico. O formato é sanfonado, a história gira em círculo e faz essa brincadeira", afirma a designer, que apresentou o TCC na UFPE em 2014.

Apesar de ser ilustrado e lúdico, O livro sem fim não é destinado ao público infantil. Essa reflexão sobre o infinito, a repetição, integra o universo de adultos e adolescentes, como as rotinas de trabalho e estudos. "A personagem que desenhei não tem aparência de criança, é uma adulta, é uma mulher que fica rodando em círculos até tomar uma decisão. O texto reproduz o que vai passando pela cabeça da personagem quando ela está nesse processo", continua Iara Adeodato.

Iara Adeodato, que assina O Livro Sem Fim (Foto: Cepe/Divulgação)
Iara Adeodato, que assina O Livro Sem Fim (Foto: Cepe/Divulgação)


Na história, a personagem se angustia com o prazo para cumprir uma tarefa, faz pausa para relaxar, vistoria o conteúdo da geladeira e se debruça sobre o trabalho, numa ação que nunca termina. Enquanto isso, pensa que o relógio está correndo (Já se passaram 30 minutos), que o prazo está curto (Não vai dar tempo), que a feira está acabando (Tem que comprar mais ovos) e que tudo vai dar certo (Vou conseguir).

"Em O livro sem fim, Iara Adeodato traz uma narrativa em que forma e conteúdo se completam. É um livro que trata dos ciclos do cotidiano, e uma obra que não tem começo ou fim definidos, ilustrando bem os prazeres e frustrações do dia a dia”, observa o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. “A Cepe Editora tenta sempre estar aberta a formatos e propostas criativas, como é o caso de O Livro Sem Fim. São bons desafios editoriais e gráficos, e atestam as infinitas possibilidades e formatos que um livro, como mídia e objeto, pode assumir”, acrescenta.

Lançado só no formato impresso, O livro sem fim custa R$ 12 e está disponível nas lojas da Cepe situadas no Recife - sede, em Santo Amaro; Museu do Estado, nas Graças; e Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife - e em Olinda, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. Também pode ser adquirido pela loja virtual (www.cepe.com.br/lojacepe/). O Circuito Cultural Digital de Pernambuco é uma realização da Cepe com curadoria da Fundação Gilberto Freyre.

SERVIÇO
Lançamento de O Livro Sem Fim
Quando: 11 de novembro, a partir das 14h
Onde: Portal do Circuito (www.circuitoculturalpernambuco.com.br)
Quanto: R$ 12
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco