Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

VIDEOCHAMADA

Live discute legado e o pioneirismo de Gilberto Freyre

Publicado em: 18/11/2020 10:52

 (Foto: Arquivo Publico de Pernambuco)
Foto: Arquivo Publico de Pernambuco

Este é o ano de comemoração dos 120 anos de Gilberto Freyre. A data será lembrada, nesta quinta-feira (19), em uma live sobre a inovação metodológica e o esquecimento em torno da obra do sociólogo recifense. "Gilberto Freyre – 120 Anos: sua prosa científica e seu pioneirismo" terá como convidado Anco Márcio Tenório Vieira, professor da pós-graduação em Letras da UFPE. A apresentação será de Roberto Azoubel, coordenador de literatura da Secult-PE/Fundarpe e o sociólogo Josias de Paula Jr será o mediador da conversa, que será transmitida no canal da Secult no Youtube, às 20h.

"Os pioneirismos que ele traz nas décadas de 1920 e 1930, nacionalmente, passaram despercebidos mundialmente na época, porque escrevia em português. Então, suas inovações só foram acontecer na Europa por volta dos anos 1950", afirma Anco, pesquisador do Departamento de Letras. Segundo ele, são vários os pontos de inovação de Gilberto Freyre, que serão abordados na conversa do dia 19. Porém, ele destaca um: o estudo da sociedade a partir das histórias da vida privada. "Fotografias, quadros, diários, depoimentos orais, tudo isso era base de estudo", diz.

O esquecimento, na opinião do convidado do evento on-line, tem componente ideológico. "Acredito que o apagamento é proposital, político, porque Gilberto Freyre apoiou o golpe civil-militar de 1964. Porém, vários outros intelectuais da época também apoiaram, no calor do momento, e depois passaram a também criticar a ditadura. De qualquer forma, é algo que não deveria acontecer. Você pode até não concordar com um autor, mas não pode ignorar sua importância", afirma o professor da UFPE.

Serviço
Live “Gilberto Freyre – 120 Anos: sua prosa científica e seu pioneirismo”
Quando: Quinta-feira, 19 de novembro, às 20h
TAGS: live | anos | 120 | freyre | gilberto |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco