Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

'Lança perfume', de Rita Lee, é relançado em vinil após 40 anos

Publicado em: 04/11/2020 08:46

 (Foto: Editora Globo/ Divulgação
)
Foto: Editora Globo/ Divulgação

 

Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista criaram, em 1966, Os Mutantes, reverenciada banda psicodélica, que entrou para a história do rock brasileiro, e se destacou também pela participação no movimento tropicalista. Em carreira solo, iniciada quatro anos depois, a cantora e compositora paulistana lançou sete LPs, dos quais, o de maior repercussão, foi Fruto proibido, que trazia o megahit Ovelha negra. A grande popularidade que ela passou a ostentar começou em 1979, quando a parceria com o marido, guitarrista e compositor carioca Roberto Carvalho, gerou o álbum Mania de você.

 

Mas, para muitos, Rita Lee, mais conhecido como Lança perfume, de 1980, foi o disco que mudou o pop rock no Brasil. Com venda superior a 1 milhão de exemplares, trazia letras ousadas para a época, acopladas a um caldeirão de estilos. Isso pode ser percebido claramente na faixa título, que, no verso inicial, diz: "Lança menina/ Lança todo esse perfume/ Desbaratina/ Não dá pra ficar imune/ Ao teu amor/ Que tem cheiro/ De coisa maluca". Fizeram muito sucesso também Baila comigo, Caso sério, Nem luxo, nem lixo e Ôrra meu.

 

Quarenta anos depois, Lança perfume, que está sendo relançado em vinil pela Universal Music, traz também uma música intitulada João Ninguém, que tinha como fonte de inspiração o general João Figueiredo, o ditador de então. Trecho da letra diz: "João Ninguém é dono da aldeia/ Quem bobeou vai dançar/ Desconfia até da mãe/ Quanto mais do tataravô..." Se trocasse de personagem, continuaria atualíssima.

 

Em entrevista recente, publicada no YouTube, a falar sobre Lança perfume, Rita comentou:"Depois que Roberto entrou em minha vida, a música enriqueceu harmonicamente. Ele trouxe de volta aquela mistureba que os tropicalistas faziam, que incluía carnaval, samba, xaxado, bolero e bossa nova. O que Roberto me trouxe foi muito rico". Já o compositor destacou: "Era o lance da música pop. Se pegar os primórdios da música pop mais contemporânea, como Beatles, não é estritamente rock’n’roll. Vale tudo. É uma caixa de bombons, com vários sabores, tem todo tipo música".

 

Lança perfume, que com sonoridade moderna, conquistou a Europa, Japão, América Latina e Estados Unidos, foi produzido por Guto Graça Mello e teve nos acompanhamentos músicos da importância de Lincoln Olivetti (piano e sintetizador), Jamil Joanes (baixo), Picolé (bateria), além, é claro, Roberto Carvalho, que toca guitarra, violão, e piano. Além da voz, Rita também toca flauta e castanhola.

 

 

TAGS: vinil | perfume | lança | lee | rita |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Novembro Azul chega ao fim, mas prevenção do câncer de próstata precisa ser permanente
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #276 Propagação vegetativa em plantas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Grupo Diario de Pernambuco