Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Jornalista pernambucano ministra oficina literária com foco na zoopoética

Publicado em: 02/11/2020 17:00

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay

%u2028De que modo apresentamos os animais na literatura? A reflexão sobre a zoopoética irá nortear a oficina virtual Deriva, ministrada pelo jornalista pernambucano José Juva. Os encontros vão apresentar ensaios, poemas, textos teóricos e exercícios sobre a temática. As aulas serão realizadas nos dias 04, 11, 18, e 25 (todas as quartas), das 20h às 21h, através do Google Meet.%u2028 A prática pedagógica será acompanhada por atividades e oficinas realizadas no Google Classroom para favorecer interações assíncronas entre os integrantes, criando um espaço de interação fora das aulas. O investimento para participar é de R$ 100 e as inscrições podem ser feitas até o primeiro dia de aula através do perfil do Instagram @jose.juva.%u2028

“Como o nome da oficina indica, busquei alguma movimentação, ainda que simbolicamente, para estes tempos de isolamento. Acredito que, entre outras coisas, poesia é diálogo. E uma maneira vital de educar os sentidos e dinamizar a própria sensibilidade e escrita é mediar um processo pedagógico - ensinar é uma ótima maneira de continuar aprendendo”, explica o jornalista e doutor em teoria da literatura, José Juva. %u2028%u2028De acordo com ele, a “jornada pedagógica busca favorecer uma aproximação teórica, uma fruição estética e uma elaboração artística dos alunos e alunas no universo da escrita poética. As aulas são divididas em três eixos que organizam o processo”.

O primeiro eixo é amparado numa discussão e reflexão teórica sobre poesia a partir de artigos e ensaios que orientam a conversa. O segundo eixo é constituído pela leitura compartilhada, debatida e interpretada de uma série de poemas previamente selecionados pelo professor. Por fim, no terceiro eixo da aula, a leitura e conversa sobre a produção poética dos alunos e alunas, a partir de uma série de exercícios disparadores propostos na oficina.   Esta é a quarta turma realizada de forma digital por Juva neste período de pandemia. As três primeiras, em agosto, setembro e outubro, contaram com alunos de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Pará.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Novembro Azul chega ao fim, mas prevenção do câncer de próstata precisa ser permanente
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #276 Propagação vegetativa em plantas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Grupo Diario de Pernambuco