Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

AUDIOVISUAL

Cinema do Porto, no Recife, tem solenidade de assinatura com Ministro da Educação

Publicado em: 04/11/2020 10:27 | Atualizado em: 04/11/2020 10:35

 (Foto: Anna Tenório/Divulgação)
Foto: Anna Tenório/Divulgação

A parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Porto Digital para o Cinema do Porto foi oficializada com uma solenidade de assinatura do termo de cessão, nesta terça-feira (3), com a presença de Milton Ribeiro, o ministro da Educação, e os presidentes da Fundaj, Antônio Campos, e do Porto Digital, Pierre Lucena. A cerimônia foi promovida no próprio Cinema do Porto, que ocupa o 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues, no Bairro do Recife. Com 511 m² de espaço e 7x3 metros de telão, o novo espaço teve investimento de R$ 1,3 milhão nas obras de reforma do local e mais R$ 500 mil nos equipamentos. Para o público geral, foram preparados 138 lugares e outros quatro espaços reservados a cadeirantes. 

Em sua fala, o Ministro da Educação destacou a satisfação com o trabalho promovido pela Fundaj e demonstrou apoio à iniciativa. "Estamos muito felizes porque ela tocou as margens da Cultura, que é a alma de um povo. Tudo o que pudermos fazer dentro do MEC para apoiar esse projeto, iremos fazer. Confiamos na gestão de Antônio Campos à frente da Fundaj, eficaz no treinamento e capacitação de jovens, e agradecemos ao Porto Digital por se achegar a nós", declarou Milton Ribeiro.

Na sequência, o presidente da Fundaj destacou a importância do acordo de cooperação. "Esse momento é importante não apenas pela assinatura para a administração de um equipamento localizado em um Estado com uma cena de cinema tão pungente, mas pela estratégica aproximação entre pesquisa, cultura, conhecimento e tecnologia. Que esse seja o primeiro encontro e que outros encontros existam entre a Fundação, o MEC e o Porto Digital. Estendemos nossa mãos, pois essa parceria será exitosa e outras virão", celebrou Antônio Campos. 

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o funcionamento do equipamento é significativo para o cinema local e as pessoas que acessam a ilha do Recife. "Um equipamento em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco é para a gente algo muito relevante. A gente vem conversando desde antes da pandemia, com dois grandes objetivos: um grande espaço para as 48 mil pessoas que trabalham no Bairro do Recife, mas, também, para aqueles que veem no fim de semana. O Recife Antigo é o bairro no coração de todo recifense. Estamos felizes de entregar isso para a população."

Há mais de 20 anos o Cinema da Fundação é destaque na capital pernambucana pela programação diversificada. À frente da Diretoria de Memória, Educação e Cultura (Dimeca), da Fundaj, Mario Helio comemorou a ampliação do trabalho e consolidação da parceria. "É impossível fazer cinema senão no coletivo, no esforço de vários talentos e soma de muitos esforços. Este é um esforço coletivo. Sabemos o quanto tem sido difícil promover a cultura no mundo. O mérito de fazê-la, abrindo mais uma sala de exibição em um lugar tão emblemático ao País (que é o Porto Digita) nos alegra muito", concluiu.

Ao fim da solenidade, o ministro Milton Ribeiro visitou a startup Brain, do grupo de telecomunicações Algar, ancorada no Porto Digital. Participaram também do momento,os secretários do Governo de Pernambuco Gilberto Freyre Neto (Cultura) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e os diretores da Fundaj de Formação Profissional e Inovação (Difor), Wagner Maciel; Pesquisas Sociais (Dipes), Luis Henrique Romani e Planejamento e Administração (Diplad), Allan Araújo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão ##275 Mono e dicotiledôneas
Rhaldney Santos entrevista Dr Dimas Antunes
Argentina chora perda de Maradona
Jogadores se despedem de Maradona
Grupo Diario de Pernambuco