Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DIA DAS CRIANÇAS

Animação recifense Mundo Bita aposta em novos formatos no mês das crianças

Publicado em: 13/10/2020 08:45 | Atualizado em: 13/10/2020 08:52

Bita foi além das telas, deixou de ser uma animação que distrai as crianças e vem se tornando cada vez mais uma potente ferramenta educacional.  (Foto: Mr. Plot/Divulgação)
Bita foi além das telas, deixou de ser uma animação que distrai as crianças e vem se tornando cada vez mais uma potente ferramenta educacional. (Foto: Mr. Plot/Divulgação)


O Mundo Bita nasceu de pai para filha. Idealizado nos espaços vazios e paredes em branco do que viria a ser o quarto de Bebel, primeira filha do criador, cantor e compositor da franquia, o recifense Chaps Melo, o projeto foi pensado para dialogar com as crianças que estavam para nascer e fornecer ferramentas educativas para os pais. Foram os primeiros esboços dos personagens que se tornaram marcas registradas da animação, inspirados em artistas circenses, que coloriram as paredes do quarto da bebê. As melodias que embalaram seus primeiros cochilos saíram da casa de Chaps e se tornaram produto audiovisual com a ajuda de outros pais, João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, com o intuito de produzir conteúdos infantis de qualidade, permeando temáticas como preservação da natureza, criação dos filhos, inclusão social, igualdade de direitos, família, sentimentos e higiene.

A animação nasceu no Recife em 2011, nos estúdios da Mr. Plot, produtora de conteúdo criada pelo quarteto. A princípio, Bita seria o protagonista de um livro digital, mas acabou desaguando no audiovisual. Hoje em dia, já são mais de 90 clipes autorais lançados no Brasil, que ultrapassam 7 bilhões de visualizações no YouTube, além de indicação para o Grammy Latino de 2019. Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado hoje, o Bita lança Todos juntos, vamos lá!, primeiro episódio da série Imagine-se, a partir das 10h, no canal oficial (youtube.com/mundobita).

A produção narra a rotina de Lila, Dan e Tito, que vivem se deparando com questões sobre a natureza e as relações humanas. Para solucionar problemas, o trio usa os bigodes mágicos e chama automaticamente Bita, um amigo que mora na Galáxia da Alegria e os leva para viajar no Mundo da Imaginação. O vídeo ficará disponível de forma gratuita até o dia 31. “A série traz um pouco da imaginação, o ingrediente principal do Bita. Mostra como podemos resolver as coisas através da imaginação, do trabalho em equipe e a partir de soluções criativas”, conta Chaps. O episódio-piloto faz parte de uma sequência de assuntos que serão tratados pelo Bita, como o medo do escuro e a importância de as pessoas se ajudarem em momentos difíceis.

No dia 23, será lançado o videoclipe de Festa na lagoa, sucesso do DVD Bita e os animais e primeiro samba gravado pela animação, composto pelo Mundo Bita com o grupo Casuarina. No dia 30, o pocket show Estúdio Mundo Bita reunirá as vozes por trás dos personagens: Chaps e banda se apresentam ao vivo com quatro grandes sucessos da franquia. “Com a pandemia, notamos que as crianças foram ficando muito ansiosas, tristes e com saudades da escola, então temos tentado trazer conteúdos lúdicos e mais ferramentas educativas para dar um alento a elas e às famílias através do nosso canal e das redes sociais.”

Dos esboços nas paredes do quarto da filha do recifense Chaps Melo, Mundo Bita virou um fenômeno entre o público infantil e prepara novos lançamentos (Foto: Divulgação)
Dos esboços nas paredes do quarto da filha do recifense Chaps Melo, Mundo Bita virou um fenômeno entre o público infantil e prepara novos lançamentos (Foto: Divulgação)


Neste período de descobertas e experiências, Chaps decidiu se apresentar aos fãs mirins e suas famílias, algo que nunca tinha feito. “Comecei a sentir necessidade de fazer lives, de aparecer, cantar e interagir com os pequenos e ver o que elas achavam disso.” Para o criador, o que move o Bita é a qualidade e perenidade, porque o processo criativo da equipe da Mr. Plot tem um “cozimento lento”.“Nós gostamos de pensar as produções com muita calma e com muito carinho. Queremos comunicar para mais famílias e crianças com responsabilidade. Acredito que a medida que o projeto foi ganhando dimensão, nós fomos ganhando uma maturidade na forma de pensar e comunicar”, afirma. Segundo o criador, as famílias participam ativamente enviando sugestões, e muito do que é produzido é influenciado por essas demandas.

MARCA
Bita foi além das telas, deixou de ser uma animação que distrai as crianças e passou a ser um produto que envolve toda a família, que decora festa infantil, fantasia as crianças em carnaval, envolve artistas da música popular brasileira, lota teatros infantis e vem se tornando cada vez mais uma potente ferramenta educacional. O Bita cresceu e se fez presente em múltiplas plataformas, mas nutre um carinho do lugar de onde veio. “É de Pernambuco que tiramos toda a nossa criatividade. O Bita traz na alma dele esse espírito de mascate, assim como o recifense carrega consigo um viajante que vai em busca da sua imaginação. Todo pernambucano é um pouco mascate, um pouco do Bita. E mantemos a nossa cultura viva sempre que podemos através das nossas canções e referências artísticas”, destaca o criador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Grupo Diario de Pernambuco