Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Programa da Secult-PE debate representatividade a partir de Pantera Negra

Publicado em: 28/09/2020 11:08

 (Foto: Disney/Divulgação)
Foto: Disney/Divulgação


O programa Outras Palavras, em sua versão digital, está de cara nova. Com canal próprio no YouTube, o projeto da Secretaria de Cultura de Pernambuco, que tem como objetivo a promoção do diálogo entre a Cultura e a Educação, realizará mais uma edição, nesta segunda (28), às 20h30, pelo www.youtube.com/outraspalavrasdigital. O projeto, que é uma parceria da Secult-PE com a Secretaria de Educação de Pernambuco, com apoio da Cepe Editora, e tem como público alvo os estudantes de escolas públicas de Pernambuco. 

Em sua próxima edição, o Outras Palavras vai promover um debate em torno do blockbuster do cinema americano, o filme Pantera Negra, lançado em 2018 mas ainda um campeão de audiência, discussões e pesquisas acadêmicas.  O filme que se passa no reino fictício de Wakanda e apresenta a saga do super herói negro T’Challa para defender seu povo, se consagrou como a maior referência que a indústria do entretenimento já produziu para o empoderamento do povo preto e para a desconstrução da África como um continente infértil e estereotipado em sua cultura.

No centro deste debate do Outras Palavras está o publicitário Rodrigo Paiva, autor do livro “Panther is the new black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra”; a escritora, produtora de conteúdos digitais e especialista em cultura pop Mirela Paes; e a grafiteira, arte educadora e ativista negra Nathê Ferreira. A mediação será da jornalista Michelle de Assumpção, assessora de Comunicação da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

"Pantera Negra representa toda uma desconstrução de tabus que foi muito árdua. Pesquisa da UFRJ aponta que, entre os grandes elencos dos filmes mundiais, por exemplo, só 14% corresponde a homens negros, e 4% a mulhares negras. Nos bastidores do cinema nacional, esses valores são ainda menores" pondera Rodrigo. Seu livro trata do impacto social e comercial da representatividade negra no contexto mercadológico. "Pantera Negra tem um elenco negro, um protagonista negro. Isso foi crucial para que se destacasse e alcancasse o sucesso. Não é só mais um blockbuster, mas uma evolução de valores morais ao longo da história do cinema, que sempre foi racista na sua essência", coloca Rodrigo.

Mirela Paes, Rodrigo Paiva e Nathe (Foto: Divulgação)
Mirela Paes, Rodrigo Paiva e Nathe (Foto: Divulgação)

Mirela Paes é comunicóloga, autora dos livros Maliciosa (New Adult) e Destinos Cruzados (Young Adult) e uma expert em cultura pop. “Pantera Negra abre abas enormes para discussões, além da questão da representatividade negra, a questão dos filmes e da cultura pop em si criarem personagens mais diversos. O filme abriu esse espaço, foi muito inovador. Uma mudança de mercado, de consumo pontua Mirela.

O trabalho artístico da grafiteira e estudante de Artes Visuais da UFPE Nathália Ferreira, a Nathê, reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos na rua, na academia e na rede. Nathê produziu uma aula para a disciplina de Arte e Diversidade Étnico Cultural sobre o filme Pantera Negra, e vai contribuir no debate do Outras Palavras com seu estudo não apenas sobre a importância do filme para o empoderamento do povo preto, bem como para a visibilização da cultura africana e seus reais significados. 

"Foram mulheres negras que produziram a arte do filme, e foram as primeiras mulheres negras a ganharem oscar nesse quesito. Elas pesquisaram nações africanas tradicionais. Nada ali é aleatório, tudo traz uma história, uma tradição. A tendência quando trata de cultura africana, é colocar uns traços do que se acha ser africano, e dizer que é África, quis desmistificar um pouquinho isso", conta Nathê. 

"Estamos felizes em anunciar uma nova temporada do Outras Palavras Digital, agora em canal próprio no YouTube, com mais interatividade e temáticas que acompanham o nosso momento atual. Diferentes convidados começam a participar dos encontros com olhares e opiniões distintos, provocando debates entre o público participante, que ampliam e estimulam o pensamento crítico e a visão de mundo", avalia Andréa Mota, coordenadora do projeto pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.

SERVIÇO
Outras Palavras Digital
Onde: www.youtube.com/outraspalavrasdigital
Quando: nesta segunda-feira (28), a partir das 20h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco