Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Orquestra Criança Cidadã faz recital online com peças compostas por alunos

Publicado em: 28/09/2020 11:40

 (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação)
Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação

Fechando a série de recitais online do mês de setembro, a Orquestra Criança Cidadã apresenta, na próxima quarta-feira (30), às 20h, o concerto Jovens Compositores da OCC - realizado na Caixa Cultural Recife. O recital, que irá ao ar no canal da OCC no Youtube, representa um marco na história da orquestra e também em projetos sociais ligados à música, no país. Isso porque será a primeira vez que serão tocadas peças criadas pelos próprios alunos, com alguns deles participando da execução.  

Os músicos que submeteram composições para o recital, nascidas nas aulas das turmas Avançado 2 e Avançado 3, participaram coletivamente do processo de criação e desenvolvimento das obras, que aconteceu sob coordenação do professor de Teoria Musical do Núcleo do Coque, Manassés Bispo. Uma curiosidade é que alguns dos títulos das peças são piadas internas dos próprios colegas.

Sobre a experiência, o professor Manassés diz que "as turmas do [nível] avançado têm poucos alunos. A instrumentação, portanto, adequou-se a cada turma; trabalhei com o que tinha. Geralmente, trabalha-se em quarteto vocal em aulas de Harmonia. Então, na oficina de composição que realizei com os alunos durante a pandemia, segui a mesma lógica do quarteto vocal, mas com o propósito de os alunos desenvolverem a criatividade e se envolverem na atividade. Como dizia [o compositor] Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), música se faz fazendo. Daí, pensei: por que não fazer dos exercícios pequenas peças? Os alunos toparam e se engajaram na proposta". São as composições desta atividade que estarão presentes no repertório deste próximo concerto. 

O programa contará com seis peças, algumas inspiradas em ritmos populares: o terceiro movimento de Gestos e suas variações, Maracatu, de Júlia Paulino; a Suíte sem fim (II. Baião e III. Frevo), de David Stefesson; Açúcar com Sal, (em dois movimentos, I. Valsa e II. Baião), de Jamesson Batista; Não sei, Professor!, de Joyce Anne Sotero; Tributo a Pedrinho, o..., de Pedro Martins, e, por fim, A noite, de Wagner Braga. 

O concerto contará com a presença dos violinistas Júlia Paulino, Pedro Martins e Joyce Anne Sotero; do violista Cícero Júnior; da contrabaixista Maria Eduarda Cavalcanti; dos oboístas David Stefesson, Wagner Braga e Rhillary Vitória; do trompista Lucas William e do fagotista Jamesson Batista. 

Aluno de violino na Turma do Avançado 2, Pedro Martins, 16 anos, explica como se deu o processo para a composição de sua peça: "Entrei na OCC no começo do ano de 2012 e comecei a compor recentemente. Eu adoro as sinfonias de Tchaikovsky, Mozart e algumas peças de Jean Sibelius, mas, normalmente, não me inspiro em ninguém. Gosto de fazer tudo do meu jeitinho, do jeito que vem à minha cabeça. Como comecei a compor há pouco tempo, fiz apenas uma música, com a ajuda do professor Manassés Bispo, nas aulas de Harmonia. Ele ensinava, explicava tudo, e deixava a gente à vontade pra fazer do jeito que achávamos melhor. Foi difícil, mas, no fim, saiu. As peças que escrevemos ficaram lindas e assim pudemos gravar na Caixa Cultural Recife."

O violinista também faz questão de ressaltar a importância da OCC em sua vida pessoal: “A orquestra me ajuda em todos os aspectos. Entrei na OCC muito novo, ainda criança, e lá aprendi boa parte de tudo que sei hoje, seja relacionado à música, seja à vida. Boa parte do cidadão que sou e que estou me tornando é graças à Orquestra. Só queria agradecer ao projeto por tudo o que fez por mim e que continua fazendo. Hoje vejo a OCC como uma segunda casa, onde tenho uma enorme família, e como uma escola da vida, que nos torna cada vez mais pessoas melhores e nos prepara profissionalmente para o futuro."

Os concertos online foram uma das formas que a Caixa e a OCC encontraram para que o público possa continuar acompanhando as apresentações dos alunos do projeto enquanto presencialmente não é possível. A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. 

SERVIÇO
Recital online - Jovens Compositores da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque 
Onde: Canal da Orquestra Criança Cidadã no YouTube (https://www.youtube.com/orquestracriancacidada)  
Quando: nesta quarta-feira (30), a partir das 20h
Duração: 15 minutos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco