Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Museus da Fundaj lançam programação virtual da 14ª Primavera dos Museus

Publicado em: 17/09/2020 12:00

 (Foto: Divulgação/Fundaj)
Foto: Divulgação/Fundaj
 
A Fundação Joaquim Nabuco lançou, nesta quinta-feira (17), um programa de ações simultâneas serão realizadas pela Coordenação de Ações Educativas do Museus do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana. A programação faz parte da 14ª Semana dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participa da ação nacional, de 21 a 27 de setembro, com transmissão pela sua conta oficial no YouTube.

“Neste ano, a Fundaj inovou no planejamento de suas atividades para a Primavera de Museus. A proposta é entrar na casa do público e fazer com que desenvolvam uma relação diferente de aprendizagem sobre o patrimônio do Museu do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana, a história da região Nordeste e a programação interativa nas redes sociais”, destaca o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Confira as ações:
Museu Vai à Escola tem o objetivo é iniciar um diálogo com esses espaços, apresentando o Muhne e o Engenho Massangana, trocando informações e construindo coletivamente atividades e temáticas que serão apresentadas em parceria. Visitas, aulas, debates e atividades educativas serão promovidas virtualmente. Com a retomada das aulas presenciais, o projeto será realizado no espaço físico das escolas.

Papo de Cozinha tem como base o livro Nordeste: Identidade Comestível, fruto de pesquisa do Muhne. Serão promovidos conversas e debates sobre os embates, confraternizações e tradição próprios às cozinhas nordestinas. Disponibilizados em vídeos, os momentos serão acompanhados do desenvolver de receitas regionais e um bate-papo em torno das receitas e do fazer gastronômico. Serão convidados a participar os profissionais e responsáveis pelo livro e produtores e comerciantes de alimentos.

Ligeiro no Muhne levará uma ocupação para as redes sociais em vídeos de até 1 minuto. As produções multimídia contarão com a presença dos educadores do Museu estreitando o diálogo com o público, apresentando peças dos acervos museológicos e imagens da Villa Digital, do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra), da Fundaj. Além de ampliar o repertório iconográfico e cultural do público, a ação espera aguçar a curiosidade dos futuros visitantes aos espaços no pós-pandemia.


Programação:
Projeto “Museu vai à escola” entra em cena na 14ª Primavera dos Museus  
Quando: Terça-feira (22), às 15h; Quarta-feira (23), às 16h; Quinta-feira (24), às 15h; Sexta-feira (25), às 14h

Domingo dos Pequenos na Primavera dos Museus
Quando: 27 de setembro, 10h às 12h
Papo de Cozinha
Quando: Sexta-feira (25), às 11h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco