Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ONLINE

Itaú Cultural comemora mês das crianças teatro, dança, cinema de animação e oficinas

Publicado em: 30/09/2020 15:45

 (Foto: Itaú Cultural/Divulgação)
Foto: Itaú Cultural/Divulgação

Durante todo o mês de outubro, uma programação permeia as comemorações do Itaú Cultural ao Dia as Crianças. Sem precisar sair de casa, o público mirim pode acompanhar pelo site e canal do Youtube da organização (www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural), e de outras plataformas digitais. As atividades integram desde ações especiais, como a mostra de animação Cine Curtinhas e a série de vídeos Brincantinho Conta Histórias, a partir do dia 1 de outubro (quinta-feira), até espetáculos transmitidos ao vivo nos sábados e domingos, na grade do Palco Virtual.

Também haverá uma edição especial do Festival Arte como Respiro - Cênicas, que do dia 12 ao 16 (segunda-feira a sexta-feira) disponibiliza sete trabalhos de diferentes estados, cada um permanecendo no ar durante 24 horas. Toda a ação é costurada, também de forma online, por oficinas, atividades e aulas artísticas e culturais, conduzidas por convidados e pela equipe do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural (segue em anexo toda a programação).

Cine Curtinhas
De 1 a 20 de outubro (quinta-feira a terça-feira), o site do Itaú Cultural exibe a mostra de filmes Cine Curtinhas. Realizada presencialmente no instituto desde 2014, com a proposta de estimular o contato das crianças e pais com o universo do cinema, dessa vez a mostra segue as orientações de suspensão social e acontece em streaming. Ela reúne sete curtas-metragens brasileiros feitos com diversas técnicas de animação, das tradicionais às digitais. Todos os filmes têm legendas e interpretação em Libras.

Palco Virtual Brincantinho
É também no dia 1 de outubro (quinta-feira) que o Itaú Cultural dá início às atividades dedicadas às crianças dentro da programação Palco Virtual. O conteúdo fica permanentemente disponível no site da instituição, para ser assistido a qualquer hora. Com duração de aproximadamente 25 minutos, os vídeos reúnem músicas, danças e contação de histórias em jogos e brincadeiras para o público vivenciar narrativas da cultura popular brasileira e da infância. 

Palco Virtual ao vivo
Além de Brincantinho Conta Histórias, a programação do Palco Virtual apresenta, nos finais de semana, às 15h, transmissões online ao vivo de espetáculos para os pequenos. Estas lives acontecem pela plataforma Zoom e é necessário reservar ingressos pela Sympla. Um passo a passo indicando como fazer esta reserva e acessar o espetáculo encontra-se em www.itaucultural.org.br .

Quem abre esta grade de outubro, nos dias 3, 4, 10 e 11, é Carroça de Mamulengos A Brincadeira Continua... O espetáculo é realizado em dois atos, apresentados respectivamente no sábado e no domingo, mas que também podem ser assistidos separadamente. Trata-se de um encontro da tradicional família circense Gomide com o público por meio da câmera. Em tempos de quarentena, a proposta dessa reunião é puramente a de brincar, só que agora na “nuvem”.

Festival Arte como Respiro
Na semana do Dia das Crianças, o Itaú Cultural oferece ao público cinco dias seguidos de programação especial do Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas dedicada à criançada. De 12 a 16 de outubro (segunda-feira a sexta-feira) são exibidos no site do Itaú Cultural sete espetáculos produzidos por grupos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Todos foram contemplados no edital realizado pela instituição, no início da suspensão social, Arte como Respiro – múltiplos editais de emergência. Ficando disponíveis por 24 horas para serem assistidos virtualmente, eles abordam de forma lúdica questões como tolerância, respeito e sentimentos como a solidão.

Oficinas e aulas
Outubro reserva, ainda, uma série especial de atividades para crianças, dando continuidade às ações virtuais que o Itaú Cultural vem realizando desde o início da suspensão social. Neste mês, a programação Experiencia Virtual, que leva para o ambiente digital as vivências realizadas nas exposições da instituição, conta em todos os sábados com as oficinas O que tem no seu Mar, Que Animal Você Seria, Cantando na Chuva e Voa, Voa Passarinho. As inscrições para a primeira podem ser feitas até às 16h do dia 9 de outubro (sexta-feira), para as duas seguintes elas começam no dia 25 de setembro (sexta-feira) e para a última do mês, em 9 de outubro. Todas pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) mediante preenchimento de formulário.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco