Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SOLIDARIEDADE

Fundaj acende árvores de Natal em ação solidária

Publicado em: 23/09/2020 11:27

 (Fotos: Fundaj/Divulgação)
Fotos: Fundaj/Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) iniciou, na última terça-feira (22), às 18h, o projeto Natal da Esperança. Em um ato simbólico, a instituição montou duas árvores confeccionadas com mensagens altruístas pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne). Uma no jardim do equipamento sediado em Casa Forte, bairro da Zona Norte do Recife, e outra no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana.

Ambas com estrutura de quatro metros de altura, as árvores natalinas estão sendo construídas com garrafas recicláveis, tecidos de malha e fios de led. Para a decoração, serão adicionadas folhagens de árvores diversas, a exemplo da amendoeira-da-praia ou pé de castanhola (Terminalia catappa L.). As folhas contarão, cada uma, com bordados feito à mão por crianças e adultos das comunidades do Areal, no bairro de Apipucos, no Recife; Camela, no distrito do município de Ipojuca, e Massangana, vizinha ao engenho gerenciado pela Instituição pernambucana no Cabo.

Ao todo, 40 kits foram enviados para as comunidades, contendo diversos tipos de linha, como costura e crochê, com gramaturas e cores variadas, lantejoulas, tesouras, colas e papéis. A confecção dos kits foi feita pela equipe do Educativo do Muhne, seguindo todas as recomendações de segurança comuns ao período pandêmico, como a higienização com álcool 70. Como as oficinas tradicionais da equipe não podem ser feitas de modo presencial, um vídeo também foi produzido pela educadora Élida Nathália, onde ela ensina passo-a-passo a técnica do bordado.

"Joaquim Nabuco, no livro Minha Formação, compara a esperança a uma planta delicada, que cresce dia a dia. Inspirada nessa ideia do nosso patrono, a Instituição decidiu antecipar o lançamento da celebração para um dia após o início da Primavera, a estação das flores", explicou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. "Plantar, colher e distribuir a esperança são deveres de todas as pessoas de boa vontade nestes tempos tão difíceis tomados pela pandemia. É ela que vence o medo e a incerteza. A partir da palavra, que leva a atitudes certas, a solidariedade suplanta a solidão. Sim, é com um Sim, bem afirmativo, que o Natal se antecipa em Primavera, na Fundaj."

"As árvores têm como principal foco a aproximação da Instituição com seu entorno. Ou seja, com as pessoas que compõem os bairros onde seus campi estão situados. É uma ação que mostra que em qualquer tempo você pode ter atividades que despertem e exaltem a esperança, as demonstrações de ajuda, desejos de boas-vindas saúde e prosperidade, além de mensagens de fé, esperança e paz", aponta a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva. No dia 22,  ambas as árvores serão acendidas com a participação limitada de membros das comunidades. Dentre eles, as crianças.

A campanha de arrecadação de donativos será iniciada neste mesmo dia. Todos os campi da Fundação (Campus Sede, em Casa Forte; Derby, no Centro do Recife; Apipucos, na Zona Norte, e Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho) estarão recebendo doações de alimentos que serão distribuídos entre as famílias da comunidade que integraram a ação, nas oficinas de confecção de adereços bordados

Programação
A celebração do natal da Fundação será realizada em 11 de dezembro, pelo YouTube da instituição. Está sendo programada para esta data lançamento de livros, exibição de filme, exposições com o acervo do Museu do Homem do Nordeste e do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cehibra) sobre o ciclo natalino, oficinas para crianças realizadas pela Coordenação de Ação Educativas do Muhne e  e o espetáculo “Quando a estrela corre o céu”, de Ronaldo Correia de Brito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco