Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PANDEMIA

Centro de Convenções de Pernambuco já tem data para retomar atividades

Publicado em: 28/09/2020 15:51 | Atualizado em: 28/09/2020 15:56

 (Foto: Guga Matos/Divulgação)
Foto: Guga Matos/Divulgação


Após a liberação de teatros, cinemas e realização de eventos sociais em Pernambuco, dentro da etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19, o Centro de Convenções de Pernambuco anunciou data para retomada das atividades. O retorno do funcionamento dos teatros será nesta quinta-feira (1°). Das quatros salas de espetáculos do complexo, serão disponibilizadas três: Guararapes, Brum e Ribeira. Apenas o Teatro Beberibe, que passa por reforma no palco, seguirá fechado. A realização dos eventos agora depende dos produtores culturais.

"Comemoramos mais um avanço no Plano de Convivência com a Covid-19, no que diz respeito à reabertura dos teatros. Foram quase seis meses fechados, sem eventos para o público. Estamos finalizando hoje os últimos ajustes na sinalização dos espaços e retornaremos as atividades no dia 1° de outubro, seguindo todo o protocolo previsto pelo Governo, que busca preservar a saúde dos funcionários, produtores e do público", comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Os teatros do Cecon poderão funcionar com até 100 pessoas ou 30% da capacidade de lugares, o que indicar o menor número de pessoas. Não será permitido consumir alimentos ou bebidas, nem a retirada a máscara dentro do espaço. Outras recomendações são: disponibilização de totens com álcool em gel; distanciamento de 1,5m entre o público em todas as áreas do equipamento e entre cada cadeira ocupada, deverá haver duas poltronas livres (plateias menores, intercalam uma cadeira ocupada e outra vazia). A higienização das poltronas e da sala será reforçada e haverá ainda a separação de portas de acesso (entrada e saída). A vendas de ingressos será presencial ou pela internet.

"A agenda dos espaços foram novamente abertas para 2020. Já tínhamos algumas datas reservadas para eventos em dezembro e com essa nova etapa do plano de convivência acreditamos que haverá uma procura pelos teatros, mas ainda tímida. Imaginamos que os teatros menores serão mais demandados. Para 2021 já temos em pauta 97 eventos", explica o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Reportagem do Diario realizada no início deste mês, evidenciou a dificuldade no retorno das atividades para os produtores, principalmente no setor do teatro, porque mesmo com a reabertura, a limitação de 30% do público torna inviável financeiramente a atividade das diversas companhias. Os custos de produção de um espetáculo cênico ou da realização de show em teatros seriam maiores do que a arrecadação com capacidade reduzida.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Grupo Diario de Pernambuco