Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

INCENTIVO

Sesc lança plataforma de incentivo à produção artística no Brasil

Publicado em: 06/08/2020 18:00

Foto ilustrativa (Foto: Pixabay)
Foto ilustrativa (Foto: Pixabay)

Com o intuito de manter a produção artística viva durante o período de restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Sesc lança, nesta terça-feira (11), a plataforma Sesc Cultura ConVIDA!. Através dela, 470 artistas de todas as regiões do país poderão se apresentar virtualmente dentro de uma programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, e apresentações musicais. A programação estará disponível no site do Sesc.

De segunda a sábado, serão exibidas apresentações ao vivo e gravadas em diferentes formatos, como podcasts, palestras, debates e entrevistas sobre a produção cultural no Brasil e arte educação com a participação de artistas, pesquisadores, educadores e lideranças jovens. Haverá também o lançamento de 25 obras audiovisuais em curta-metragem, abordando temas sobre o período da quarentena, e 30 vídeos musicais, que mostram diferentes estilos e o potencial da música contemporânea brasileira.

Serão oferecidas oficinas de produção audiovisual, com dicas e truques para aumentar a qualidade das produções caseiras com uso do celular, realizadas principalmente por conta do distanciamento social. As mulheres terão destaque com a apresentação de 48 artistas compositoras, ressaltando a importância da mulher no desenvolvimento da música brasileira.

Já para a criançada, a plataforma reúne atividades musicais lúdicas para pais e filhos, contação de histórias, entre outras. Na agenda, ainda estão concertos, encontros literários, performances e oficinas de artes visuais, de patrimônio cultural e de artes cênicas, com atividades de dança, teatro e circo.

"Essa é uma ação fundamental para o setor no atual contexto sanitário e econômico. Acreditamos que o Sesc Cultura ConVIDA! pode contribuir para o bem-estar social e a qualidade de vida das pessoas, além, é claro, de movimentar a economia criativa brasileira. O Sesc é um protagonista cultural e como tal está, mais uma vez, usando os recursos disponíveis para promover a produção artística nacional exaltando seus traços regionais", afirma o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

Perfil cultural diverso
Com um investimento de R$ 587 mil destinados aos artistas participantes, o Sesc Cultura ConVIDA! selecionou propostas de 142 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. São produções de grandes centros, mas também de locais como Santana (AP), Ariquemes (RO), Mipibu (RN), Ananindeua (PA), Coxim (MS), Cururupu (MA), União dos Palmares (AL) e Camaçari (BA).

Mais de 60% dos projetos selecionados são comandados por mulheres e quase 40% dos artistas se autodeclararam negros ou indígenas. A região Sudeste contempla a maior participação, com aproximadamente 41% das apresentações, seguida do Nordeste (30,8%), Sul (10,6%), Norte (9%) e Centro-Oeste (7,6%).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco