Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES

Obra do artista pernambucano Tunga é destaque em série do Instituto Inhotim

Publicado em: 04/08/2020 17:25 | Atualizado em: 04/08/2020 17:34

Instalação na True Rouge, galeria projetada em 2002 para receber a obra de Tunga (Foto: Daniela Paoliello/Divulgação
)
Instalação na True Rouge, galeria projetada em 2002 para receber a obra de Tunga (Foto: Daniela Paoliello/Divulgação )

A obra do artista pernambucano Tunga é destaque no terceiro episódio da série Retrato, produzida pelo Instituto Inhotim, em Minas Gerais. O novo capítulo vai ao ar neste sábado (8), às 11h, no YouTube e Instagram @inhotim. A produção mostrará o mostra o processo de montagem de galerias ocupadas por trabalhos do artista. A série foi editada a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014, e, neste ano, estão sendo disponibilizados on-line primeira vez. Os vídeos retratam o processo de criação na arte contemporânea que podem ser referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

Tunga teve grande influência na origem do Inhotim, sendo o primeiro artista a receber uma galeria projetada especialmente para receber sua obra: True Rouge, construída em 2002. Em 2012, inaugurou o maior pavilhão do Instituto, com 2.200 metros quadrados, a galeria Psicoativa Tunga. Ambas formam o maior conjunto de obras do artista permanentemente exposto no Brasil e no exterior, com trabalhos desde o início da década de 80 até os anos 2000.

Desde meados dos anos 70, Tunga cria obras que refletem um imaginário exuberante em desenho, escultura, filme, vídeo e performance. Seu impulso multimídia está associado a uma compreensão da arte como campo multidisciplinar. Para o artista, é importante ultrapassar os limites entre a ciência e a fantasia, realidade e ficção, resultando na criação de uma mitologia própria que dá corpo e alma às galerias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco