Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

INVESTIGAÇÃO

Nobel Svetlana Alexievich se recusa a responder investigadores

Por: AFP

Publicado em: 27/08/2020 10:27

 (Foto: SERGEI GAPON / AFP
)
Foto: SERGEI GAPON / AFP
A ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura Svetlana Alexievich se negou nesta quarta-feira (26) a responder as perguntas dos investigadores bielorrussos, que a citaram na relação das ações judiciais contra o conselho de coordenação da oposição.
 
O conselho foi formado pela oposição para promover uma transição do poder, em um momento de protestos inéditos contra a reeleição controversa em 9 de agosto do presidente Alexander Lukashenko, que governa o país desde 1994.
 
"Recorri ao meu direito de não depor contra mim mesma", explicou à imprensa Alexievich, de 72 anos, ao sair do comitê de investigação. "Não me sinto culpada de nada", destacou e afirmou que o "conselho de coordenação não tem outros objetivos a não ser consolidar a sociedade". 
 
A escritora, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2015, reiterou em sua chegada ao comitê de investigação que a ação dos opositores era absolutamente legítima. "Acredito que precisamos permanecer juntos, não ceder [...] devemos conseguir uma vitória graças à força de nossa mente e nossas convicções", estimou Alexievich, que alertou sobre qualquer "derramamento de sangue".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Grupo Diario de Pernambuco