Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

REDES SOCIAIS

Facebook e Instagram proíbem publicações do humorista francês Dieudonné

Por: AFP

Publicado em: 03/08/2020 08:25

 (Foto: JACQUES DEMARTHON / AFP)
Foto: JACQUES DEMARTHON / AFP
O grupo Facebook anunciou nesta segunda-feira (3) a proibição definitiva das publicações do polêmico comediante francês Dieudonné M'Bala M'Bala por seu "conteúdo que zomba das vítimas do Shoah [Holocausto]" e "por suas expressões que desumanizam os judeus".

"De acordo com nossa política sobre indivíduos e organismos perigosos, proibimos de maneira permanente Dieudonné M'Bala M'Bala do Facebook e do Instagram. Proibir uma pessoa de forma permanente dos nossos serviços é uma decisão que sempre tomamos com cautela, mas indivíduos e organizações que atacam outras pessoas pelo que são não são bem-vindos ao Facebook, ou ao Instagram ", disse um porta-voz da multinacional californiana. 

Não é a primeira proibição imposta a Dieudonné, que já viu o Google fechar seu canal no YouTube no final de junho, devido à "violação repetida do nosso regulamento da comunidade do YouTube".

Dieudonné era seguido por quase 1,3 milhão de pessoas no Facebook e tinha 400.000 assinantes em seu canal no YouTube.

A Liga Internacional Contra o Racismo e o Antissemitismo (Licra) considerou a decisão "uma grande vitória e o desfecho de um longo e rigoroso trabalho de nossa equipe e advogados que finalmente deu resultados".

"Suas publicações causaram um dano considerável e irreparável entre muitos jovens", acrescentou a Licra. 

Dieudonné já havia sido condenado, em diferentes ocasiões, pela Justiça francesa por seu humor e mensagens antissemitas. Em novembro, por exemplo, teve de pagar uma multa de 9.000 euros, após publicar um vídeo e uma música com o título "C'est mon choaaa" ("É meu Shoa", em tradução livre). 

O Facebook já havia banido outras contas da extrema direita francesa, entre elas a do pequeno grupo Geração Identitária.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #259 O que é uma planta?
Grupo Diario de Pernambuco