Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PANDEMIA

Com shows, festa de Dia dos Pais causa aglomeração em Jaboatão

Publicado em: 10/08/2020 17:28 | Atualizado em: 10/08/2020 17:57

 (Foto: Instagram/Reprodução)
Foto: Instagram/Reprodução
Imagens de apresentações musicais realizadas em uma rua do município de Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife, repercutiram nas redes sociais desde a noite do último domingo (9). A controvérsia ocorre pois a realização de eventos musicais, uma pauta constante entre a classe artística, ainda não foi liberada pelo Governo de Pernambuco - uma portaria publicada na última sexta-feira (7) autorizou apresentações em bares e restaurantes, o que não é o caso do evento em questão. Nos vídeos, é possível ver uma plateia contemplando shows de artistas como Amigas do Brega, Banda Sedutora, dançarinos e DJs.

De acordo com Fran Santos, uma das organizadoras, a ocasião tratava-se de um "bingo de Dia dos Pais" restrito aos moradores da rua, com participação de 40 pessoas, em média. Em nota, a Secretaria de Defesa Social afirmou que situações como essa devem ser denunciadas por meio do 190 para que haja tempo hábil de intervenção policial.

"A rua não tem saída, é bem estreita e estava fechada apenas para moradores. Tínhamos segurança na entrada para isso. Os artistas se apresentaram na estrutura de uma casa que ainda está em construção, não chegou a ser um palco", disse Fran. "Sempre fazemos comemorações na brincadeira, só com o pessoal da rua, mas evitamos aglomerações."

Procuradas pela reportagem, as duas bandas afirmaram que os contratantes garantiram que se tratava de um evento particular, sem aglomerações e com autorização do poder público (o que não foi confirmado pela Secretaria de Defesa Social do governo estadual).

"O nosso empresário teve o maior cuidado com essa questão de aglomeração. No vídeo dá a impressão de que havia muita gente, mas não tinha. A rua era muito pequena e nem passava carro", disse Palas Pinho (vocalista da banda Amigas do Brega). "Nós não levamos a nossa banda e usamos o playback dos instrumentos. Até demos a ideia de realizar uma live que poderia ser transmitida em um telão, mas nos garantiram que não haveria aglomeração. Posso garantir que tinha menos gente do que em um metrô lotado."

"Antes de ser fechado o evento, foi informado que seria restrito para moradores de uma única rua e que não haveria aglomeração, inclusive que existia uma autorização para o evento", disse o empresário da Banda Sedutora, através de nota. O gestor do grupo ainda ressaltou que "é preciso voltar a trabalhar" e que os "órgãos competentes precisam buscar o caminho para a liberação das atividades do ramo da música."

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) esclarece que festas, eventos e aglomerações acima de dez pessoas continuam proibidas, conforme os decretos estaduais, que ainda obrigam o uso de máscaras, em locais públicos e estabelecimentos comerciais. "A Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com as guardas municipais, estão fazendo fiscalização de rotina para cumprimentos das medidas sanitárias. Situações como essa devem ser denunciadas por meio do 190 para que haja tempo hábil de intervenção policial." A SDS também ressaltou que, desde o início da pandemia, mais de 800 pessoas já foram levadas à delegacia por desrespeito às determinações de saúde pública.

Bruno Schwambach, atual Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, falou sobre a retomada do setor de eventos em coletiva de imprensa virtual realizada pelo Governo de Pernambuco do último dia 6 de agosto. "Estamos construindo protocolos com os setores para a volta das atividades. Algumas atividades trazem mais riscos para saúde e estão nas etapas seguintes, da sétima à décima primeira etapa. Com o setor de cinemas já temos um protocolo validado, que deve entrar em vigor na etapa nove. Estamos dialogando o setor de eventos uma volta gradual. Vamos equacionar. Queremos uma volta fracionada."

Confira momentos do evento na página Bregapope:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco