Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SERÁ?

'Bacurau' pode entrar na lista dos possíveis candidatos ao Oscar 2021, aponta site estadunidense

Publicado em: 06/08/2020 19:18 | Atualizado em: 07/08/2020 10:15

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação


O site norte-americano IndieWire, em artigo publicado nesta quinta-feira (6), listou o filme brasileiro Bacurau como possível candidato ao Oscar em 2021. Lançada em 2019, a obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles só chegou aos cinemas dos EUA no início deste ano, antes da pandemia se tornar crítica e obrigar as salas a fecharem por tempo indeterminado.

Por esse motivo, apesar de não ter sido cotado para representar o Brasil em 2020, o filme é um candidato potencial para aparecer na lista da Academia no próximo ano. Segundo o IndieWire, Bacurau é uma escolha forte. A publicação ainda elogiou o espírito “maravilhoso e louco” da peça audiovisual e incluiu o filme nacional na lista de melhores lançamentos de 2020 até agora.


Cidade de Deus 

Apesar da estreia no Brasil ter sido em 2019, Bacurau chegou ao circuito comercial dos Estados Unidos apenas em março de 2020. Uma situação parecida ocorreu com o clássico "Cidade de Deus", o qual no ano de lançamento internacional, não entrou em nenhuma categoria do Oscar. Porém, no ano seguinte, foi indicado nas categorias gerais.

Em 2003, o longa foi ignorado por Hollywood e ficou fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Porém, no ano seguinte, a Academia mudou de opinião e o colocou para concorrer em quatro categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), melhor fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende). Nenhum deles conseguiu a estatueta, mas talvez isso dê esperança aos brasileiros em uma possível ida de Bacurau ao Oscar.

Sucesso internacional
Além de ganhar a crítica nacional, Bacurau também conquistou espaço internacionalmente. O filme levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, sendo esta a primeira conquista do Brasil na categoria, a terceira mais importante da competição oficial francesa. A obra também foi premiada na categoria de melhor filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique, na Alemanha.

Além de ser convidado para mais de 100 mostras de cinema nos cinco continentes, o longa-metragem também foi selecionado para participar do 57º New York Film Festival (NYFF, de 27 de setembro a 13 de outubro de 2019) na Mostra ‘Main Slate’, a principal do festival.

TAGS: #bacurau | #oscar | #cinema |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pantanal: o pior incêndio da história
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Grupo Diario de Pernambuco