Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

30º Cine Ceará anuncia formato para pandemia e abre inscrições

Publicado em: 03/08/2020 14:15

Premiados Cine Ceará em 2019 (Foto Chico Gadelha/Divulgação)
Premiados Cine Ceará em 2019 (Foto Chico Gadelha/Divulgação)

A 30ª edição do%u202FCine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema começa a receber inscrições gratuitas para as%u202Fmostras competitivas de longas e curtas-metragens nesta segunda-feira (3), com data limite de envio até o sábado (8). O festival será realizado entre 28 de novembro e 4 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza (CE) e virtual no Canal Brasil Play. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.

Para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com, onde devem preencher um formulário de inscrição online e consultar um regulamento. Seguindo uma iniciativa que começou na última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas. A curadoria prioriza trabalhos inéditos.

Na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, podem ser inscritos filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos.%u202F

Na Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros%u202Fficção, documentário, animação ou experimental%u202Fde até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. Podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos.  

No Ceará, o evento ocorrerá seguindo as orientações das autoridades sanitárias para o período. A programação virtual será transmitida através da plataforma Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br), emissora que já tem uma longa parceria com o festival. No site, os filmes das mostras serão disponibilizados por 24 horas. O festival ressalta que os filme de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para estas mostras, serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da%u202FMostra Olhar do Ceará.%u202F

Categorias do Troféu Mucuripe 
Prêmio oficial do festival, o Troféu Mucuripe será concedido aos indicados pelo Júri das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem em diversas categorias. 

Competitiva de Longa: Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Competitiva Brasileira de Curta: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.%u202FNas duas mostras também ganhará o Troféu Mucuripe o vencedor do Prêmio da Crítica. O melhor filme da Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, eleito pelo júri oficial, receberá também do festival prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

A Mostra Olhar do Ceará%u202Ftambém vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival.

Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, o 30º Cine Ceará afirma reforçar seu compromisso de levar ao público brasileiro, em parceria com o Canal Brasil, uma parcela significativa da produção audiovisual ibero-americana, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.

O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e da Associação Cultural Cine Ceará. Conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza. Com produção da Bucanero Filmes, conta com a parceria do Canal Brasil e o patrocínio da Cegás e de outras empresas públicas e privadas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

SERVIÇO 
30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema 
Inscrições: de agosto a 8 de setembro de 2020 para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem desta edição, 
Realização:  28 de novembro a 4 de dezembro
Onde: Formato presencial em Fortaleza e virtual na plataforma do Canal Brasil Play. Haverá atividades também nas mídias sociais do festival e de parceiros. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco