Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ESPECIAL

TV Brasil recorda os seis anos da morte de Ariano Suassuna neste sábado (25)

Publicado em: 23/07/2020 15:15 | Atualizado em: 23/07/2020 15:36

Programa raro gravado nos anos 1970 será exibido neste sábado (25). (Foto: TV Brasil/Arquivo)
Programa raro gravado nos anos 1970 será exibido neste sábado (25). (Foto: TV Brasil/Arquivo)

Em tributo ao escritor Ariano Suassuna, falecido há seis anos, a TV Brasil faz uma edição especial do programa Recordar é TV. A atração será exibida neste sábado (25), às 20h30, resgatando um conteúdo raro de audiovisual preservado no acervo da emissora pública. O material também estará no aplicativo EBC Play.

A produção apresenta uma entrevista do autor para o jornalista Araken Távora no especial Os Mágicos, exibido pela TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1979. Durante a conversa com Araken Távora, Ariano Suassuna discorre sobre literatura e menciona as encenações inéditas que elaborou. Entre outros assuntos, o autor fala sobre a inspiração para fazer uma de suas obras mais importantes, a peça teatral Auto da Compadecida.

Paraibano de nascimento e pernambucano de coração, como costumava definir, Ariano Suassuna foi uma das figuras mais importantes da cultura popular nordestina. Ele faleceu aos 87 anos, no Recife, vítima de uma parada cardíaca, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) dois dias antes. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna tomou posse na ABL em 1990, sendo o sexto ocupante da cadeira 32. O jornalista e escritor Zuenir Ventura o sucedeu em 2014.

Os conteúdos da TV Brasil podem ser lembrados na página da atração no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv e no YouTube do canal em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições do programa também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco